A PESQUISA APRESENTA-SE COMO UMA ATIVIDADE ESSENCIAL ÀS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE DIZ RESPEITO, A AVALIAÇÃO ESCOLAR. ESTE TRABALHO TEM COMO PROBLEMÁTICA GERAL: COMO A PESQUISA, COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INTERFERE NA FORMAÇÃO AVALIATIVA DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA? E COMO OBJETIVO: COMPREENDER COMO A PESQUISA, COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INTERFERE NA FORMAÇÃO AVALIATIVA DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA, PAUTADA EM UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZADA EM 2019, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CEARÁ. OS PARTICIPANTES
DESTA PESQUISA FORAM CINCO DOCENTES QUE LECIONAM NAS TURMAS DE 4º ANO E 5º ANO. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO SEIS PERGUNTAS ABERTAS. A ANÁLISE DE DADOS PERMITIU CONCLUIR QUE A PESQUISA AUXILIA O DOCENTE NA BUSCA POR ESTRATÉGIAS QUE SE RELACIONAM DIRETAMENTE À AVALIAÇÃO ESCOLAR, PROMOVENDO UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, CRÍTICA E REFLEXIVA. E DESSA FORMA, QUANDO ESSA PRÁTICA É REALIZADA DIARIAMENTE PERMITE QUE O EDUCADOR CONHEÇA O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E, POR CONSEGUINTE, BUSQUE NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO PARA QUE AS FRAGILIDADES QUE FORAM ENCONTRADAS NESTA RELAÇÃO SEJAM SUPERADAS.