O SEGUINTE TRABALHO TEM A PRETENSÃO DE VISLUMBRAR OS PROBLEMAS QUE SE APRESENTAM NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS), COM O MÉTODO QUALITATIVO DE PESQUISA; NAS ESCOLAS QUE OFERTAM A EJA. BASEAMO-NOS NA LDB E OUTROS AUTORES PARA FAZER UMA INTERLOCUÇÃO E UM DISCURSO ONDE TEVE A INTENÇÃO DE RELACIONÁ-LOS PARA A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE DEMONSTRASSEM NESSE DIÁLOGO A OBRIGATORIEDADE E IMPORTÂNCIA DA EJA. NESSE CONTEXTO SERÃO DEMONSTRADOS ALGUNS ASPECTOS ESTRUTURAIS DO OBJETO DE ESTUDO, QUE CONSEGUIMOS OBSERVAR NAS ESCOLAS QUE PROMOVEM ESSA MODALIDADE. COM O DECORRER DO TRABALHO SERÁ FEITO ALGUMAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA QUE SERÁ A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO DA PESQUISA, ASSIM, TAMBÉM FOI UMA PREOCUPAÇÃO NOTAR, A RELAÇÃO QUE PROFESSORES TINHAM COM AS DISCIPLINAS E RECURSOS DIDÁTICOS QUE DEFINIMOS COMO (RECURSOS ESCASSOS). NESSE SENTIDO A PESQUISA PRESTA-SE PARA O CONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO COMO SE PROCEDE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, NA ATUALIDADE, NO SENTIDO DE REFLETIR E REVER A METODOLOGIA APLICADA E O VERDADEIRO PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE.