Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, CONSUMOS E OS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: VÍDEO, MEIO AMBIENTE, APRENDIZAGEM, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62926
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5185
    "inscrito_id" => 14376
    "titulo" => "USO DO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, CONSUMOS E OS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DISCUTIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA PARA PROMOÇÃO DE DEBATES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO VÍDEO "A HISTÓRIA DAS COISAS" UTILIZADO EM SALA DE AULA, ONDE SÃO APRESENTADOS ALGUNS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO O PROCESSO DE PRODUÇÃO E CONSUMO DESENFREADO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO E DOS DEBATES, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM TEXTOS QUE FORAM ANALISADOS PARA COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS TEMAS PRODUÇÃO, CONSUMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. AS PRODUÇÕES TEXTUAIS FORAM ANALISADAS UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ GERANDO UMA NUVEM DE PALAVRAS E A ANÁLISE DE SIMILITUDE. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS TEMAS DEBATIDOS, REVELARAM SEUS POSICIONAMENTOS DEMONSTRANDO CONEXÕES COM A REALIDADE QUE ESTÃO INSERIDOS. PORTANTO, FOI POSSÍVEL RECONHECER O VÍDEO COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE DESALIENAÇÃO, DESPERTANDO A ATENÇÃO SOBRE O CONSUMO EXACERBADO, AMPLIANDO O SENSO CRÍTICO DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "VÍDEO, MEIO AMBIENTE, APRENDIZAGEM, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID14376_02102019001334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DE PAULA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR RODRIGUES"
    "autor_email" => "jose-rodriguesjr@hotmail."
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62926
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5185
    "inscrito_id" => 14376
    "titulo" => "USO DO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, CONSUMOS E OS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DISCUTIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA PARA PROMOÇÃO DE DEBATES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO VÍDEO "A HISTÓRIA DAS COISAS" UTILIZADO EM SALA DE AULA, ONDE SÃO APRESENTADOS ALGUNS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO O PROCESSO DE PRODUÇÃO E CONSUMO DESENFREADO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO E DOS DEBATES, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM TEXTOS QUE FORAM ANALISADOS PARA COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS TEMAS PRODUÇÃO, CONSUMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. AS PRODUÇÕES TEXTUAIS FORAM ANALISADAS UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ GERANDO UMA NUVEM DE PALAVRAS E A ANÁLISE DE SIMILITUDE. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS TEMAS DEBATIDOS, REVELARAM SEUS POSICIONAMENTOS DEMONSTRANDO CONEXÕES COM A REALIDADE QUE ESTÃO INSERIDOS. PORTANTO, FOI POSSÍVEL RECONHECER O VÍDEO COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE DESALIENAÇÃO, DESPERTANDO A ATENÇÃO SOBRE O CONSUMO EXACERBADO, AMPLIANDO O SENSO CRÍTICO DOS ESTUDANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "VÍDEO, MEIO AMBIENTE, APRENDIZAGEM, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID14376_02102019001334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DE PAULA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR RODRIGUES"
    "autor_email" => "jose-rodriguesjr@hotmail."
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DISCUTIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA PARA PROMOÇÃO DE DEBATES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO VÍDEO "A HISTÓRIA DAS COISAS" UTILIZADO EM SALA DE AULA, ONDE SÃO APRESENTADOS ALGUNS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO O PROCESSO DE PRODUÇÃO E CONSUMO DESENFREADO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO E DOS DEBATES, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM TEXTOS QUE FORAM ANALISADOS PARA COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS TEMAS PRODUÇÃO, CONSUMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. AS PRODUÇÕES TEXTUAIS FORAM ANALISADAS UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ GERANDO UMA NUVEM DE PALAVRAS E A ANÁLISE DE SIMILITUDE. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS TEMAS DEBATIDOS, REVELARAM SEUS POSICIONAMENTOS DEMONSTRANDO CONEXÕES COM A REALIDADE QUE ESTÃO INSERIDOS. PORTANTO, FOI POSSÍVEL RECONHECER O VÍDEO COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE DESALIENAÇÃO, DESPERTANDO A ATENÇÃO SOBRE O CONSUMO EXACERBADO, AMPLIANDO O SENSO CRÍTICO DOS ESTUDANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.