COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DISCUTIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA PARA PROMOÇÃO DE DEBATES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO VÍDEO "A HISTÓRIA DAS COISAS" UTILIZADO EM SALA DE AULA, ONDE SÃO APRESENTADOS ALGUNS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO O PROCESSO DE PRODUÇÃO E CONSUMO DESENFREADO. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 37 ESTUDANTES DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA-MA. APÓS A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO E DOS DEBATES, OS ESTUDANTES PRODUZIRAM TEXTOS QUE FORAM ANALISADOS PARA COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS TEMAS PRODUÇÃO, CONSUMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. AS PRODUÇÕES TEXTUAIS FORAM ANALISADAS UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ GERANDO UMA NUVEM DE PALAVRAS E A ANÁLISE DE SIMILITUDE. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES AMPLIARAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE OS TEMAS DEBATIDOS, REVELARAM SEUS POSICIONAMENTOS DEMONSTRANDO CONEXÕES COM A REALIDADE QUE ESTÃO INSERIDOS. PORTANTO, FOI POSSÍVEL RECONHECER O VÍDEO COMO UMA IMPORTANTE FONTE DE DESALIENAÇÃO, DESPERTANDO A ATENÇÃO SOBRE O CONSUMO EXACERBADO, AMPLIANDO O SENSO CRÍTICO DOS ESTUDANTES.