ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS E PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. CLASSIFICADA QUANTO AO TIPO COMO EXPERIMENTAL, FUNDAMENTADA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA, PELO PRIMEIRO AUTOR DESTE TRABALHO, UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SEQUENCIA FEDATHI. A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, DESENVOLVIDA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR, TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, POIS O ALUNO PODE CONSTRUIR E MOVIMENTAR SEUS OBJETOS GEOMÉTRICOS A FIM DE ELABORAR CONJECTURAS. INVESTIGAMOS OS EFEITOS DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA, APLICADAS EM AULAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PIRIPIRI, COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM INFORMÁTICA. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO REVELARAM QUE O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NAS ESCOLAS PERMANECE COMO UM RECURSO IMPORTANTE E COMO UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES, À MEDIDA QUE PASSEM A SER UTILIZADOS COMO FONTE DE ESTUDO E DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, PARA AS QUAIS DIVERSAS TECNOLOGIAS PODEM SER EMPREGADAS. DESTA FORMA, COM BASE NA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES, BEM COMO DE SUAS REFLEXÕES DURANTE A RESOLUÇÃO DESTAS, A EXPERIMENTAÇÃO NOS LEVOU A COMPROVAR QUE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE POSSIBILITOU AO PROFESSOR ENSINAR O CONTEÚDO COM CLAREZA, E AO ALUNO A APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO.