O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61356 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5584 "inscrito_id" => 13701 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA." "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS E PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. CLASSIFICADA QUANTO AO TIPO COMO EXPERIMENTAL, FUNDAMENTADA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA, PELO PRIMEIRO AUTOR DESTE TRABALHO, UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SEQUENCIA FEDATHI. A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, DESENVOLVIDA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR, TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, POIS O ALUNO PODE CONSTRUIR E MOVIMENTAR SEUS OBJETOS GEOMÉTRICOS A FIM DE ELABORAR CONJECTURAS. INVESTIGAMOS OS EFEITOS DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA, APLICADAS EM AULAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PIRIPIRI, COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM INFORMÁTICA. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO REVELARAM QUE O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NAS ESCOLAS PERMANECE COMO UM RECURSO IMPORTANTE E COMO UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES, À MEDIDA QUE PASSEM A SER UTILIZADOS COMO FONTE DE ESTUDO E DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, PARA AS QUAIS DIVERSAS TECNOLOGIAS PODEM SER EMPREGADAS. DESTA FORMA, COM BASE NA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES, BEM COMO DE SUAS REFLEXÕES DURANTE A RESOLUÇÃO DESTAS, A EXPERIMENTAÇÃO NOS LEVOU A COMPROVAR QUE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE POSSIBILITOU AO PROFESSOR ENSINAR O CONTEÚDO COM CLAREZA, E AO ALUNO A APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOGEBRA, ENSINO, GEOMETRIA PLANA, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID13701_03102019185010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO CUNHA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "alberto.cunha@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PIRIPIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61356 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5584 "inscrito_id" => 13701 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA." "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS E PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. CLASSIFICADA QUANTO AO TIPO COMO EXPERIMENTAL, FUNDAMENTADA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA, PELO PRIMEIRO AUTOR DESTE TRABALHO, UTILIZANDO A METODOLOGIA DA SEQUENCIA FEDATHI. A UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, DESENVOLVIDA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR, TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, POIS O ALUNO PODE CONSTRUIR E MOVIMENTAR SEUS OBJETOS GEOMÉTRICOS A FIM DE ELABORAR CONJECTURAS. INVESTIGAMOS OS EFEITOS DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES UTILIZANDO O GEOGEBRA, APLICADAS EM AULAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PIRIPIRI, COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM INFORMÁTICA. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO REVELARAM QUE O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA NAS ESCOLAS PERMANECE COMO UM RECURSO IMPORTANTE E COMO UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES, À MEDIDA QUE PASSEM A SER UTILIZADOS COMO FONTE DE ESTUDO E DE CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, PARA AS QUAIS DIVERSAS TECNOLOGIAS PODEM SER EMPREGADAS. DESTA FORMA, COM BASE NA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES, BEM COMO DE SUAS REFLEXÕES DURANTE A RESOLUÇÃO DESTAS, A EXPERIMENTAÇÃO NOS LEVOU A COMPROVAR QUE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE POSSIBILITOU AO PROFESSOR ENSINAR O CONTEÚDO COM CLAREZA, E AO ALUNO A APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOGEBRA, ENSINO, GEOMETRIA PLANA, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID13701_03102019185010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO CUNHA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "alberto.cunha@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PIRIPIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }