O PRESENTE ARTIGO RELATA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA (CESIT). TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR DE QUE FORMA OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PODEM CONTRIBUIR NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, POR MEIO DA ANÁLISE DO USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CONHECER QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS COM A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. COM ISSO FOI PROPOSTO NOVOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL DE QUALIDADE NO REPOSITÓRIO EDUCAPES, PARA QUE POSSAM PESQUISAR E PRODUZIR SEUS MATERIAIS APRIMORANDO JUNTOS COM SEUS CONHECIMENTOS, UTILIZANDO FERRAMENTAS ABERTAS (LIVRES) A MODIFICAÇÃO DE FORMA FÁCIL E SEM RESTRIÇÕES BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE LICENÇAS ABERTAS ESSENCIAIS NA PRODUÇÃO DESSES MATERIAIS, DE MANEIRA QUE POSSA CONTRIBUIR NO SEU APRENDIZADO, ESTE RECURSO PROMOVE O ACESSO À INFORMAÇÃO E A DIVULGAÇÃO, MAS SOBRETUDO DA CONSTRUÇÃO DE SABERES QUE PODEM SER COMPARTILHADAS COM OUTROS. FOI REALIZADA A PESQUISA QUALITATIVA-QUANTITATIVA COM ABORDAGEM DESCRITIVA E OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. AS INFORMAÇÕES COLETADAS FORAM FEITAS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO A FIM DE OBTER UM FEEDBACK DA APLICAÇÃO. PORTANTO, COM A ANÁLISE COLETADA, OS RESULTADOS OBTIDOS COM O USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS POSSIBILITARAM RELATAR QUE A SUA UTILIZAÇÃO NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS PROPORCIONA MAIOR QUALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM A