LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DO IFPB – CAJAZEIRAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60966 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1748 "inscrito_id" => 1243 "titulo" => "LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DO IFPB – CAJAZEIRAS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM REALIZAR UM BREVE LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), NO PERÍODO LETIVO 2018.2, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS. A AMOSTRA QUE REPRESENTA NOSSO OBJETO DE ESTUDO CONTEMPLA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE APRESENTAM EM SUA MATRIZ CURRICULAR A DISCIPLINA DE CDI I, QUE APRESENTA ALTO ÍNDICE DE RETENÇÃO, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI). PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NO INSTRUMENTO DE COLETA, PODEMOS NOTAR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NOS CURSOS SUPERIORES DO IFPB, CAMPUS CAJAZEIRAS, SÃO ORIUNDOS DA ESCOLA PÚBLICA E TEM POR SUAS ESCOLHAS DE ÁREA DE ESTUDO AS AFINIDADES PARTICULARES. NO TOCANTE A FORMA DE ESTUDO, MAIOR PARTE DOS INVESTIGADOS APONTA O ESTUDO SOLITÁRIO. ASSIM, SINALIZAMOS A NECESSIDADE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COLETIVA E ATUANTE. ESTE ESTUDO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS, LOGO AVANÇAMOS COM A EXECUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DA WEB, O GOOGLE SALA DE AULA, PARA OTIMIZAR AS DEMANDAS ENCONTRADAS NA NESTA ETAPA DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PERFIL DISCENTE, IFPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1243_14082019224922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANDRADE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JONAS ANDRADE" "autor_email" => "jonasandradecz@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60966 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1748 "inscrito_id" => 1243 "titulo" => "LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DO IFPB – CAJAZEIRAS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM REALIZAR UM BREVE LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), NO PERÍODO LETIVO 2018.2, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS. A AMOSTRA QUE REPRESENTA NOSSO OBJETO DE ESTUDO CONTEMPLA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE APRESENTAM EM SUA MATRIZ CURRICULAR A DISCIPLINA DE CDI I, QUE APRESENTA ALTO ÍNDICE DE RETENÇÃO, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI). PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NO INSTRUMENTO DE COLETA, PODEMOS NOTAR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NOS CURSOS SUPERIORES DO IFPB, CAMPUS CAJAZEIRAS, SÃO ORIUNDOS DA ESCOLA PÚBLICA E TEM POR SUAS ESCOLHAS DE ÁREA DE ESTUDO AS AFINIDADES PARTICULARES. NO TOCANTE A FORMA DE ESTUDO, MAIOR PARTE DOS INVESTIGADOS APONTA O ESTUDO SOLITÁRIO. ASSIM, SINALIZAMOS A NECESSIDADE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COLETIVA E ATUANTE. ESTE ESTUDO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS, LOGO AVANÇAMOS COM A EXECUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DA WEB, O GOOGLE SALA DE AULA, PARA OTIMIZAR AS DEMANDAS ENCONTRADAS NA NESTA ETAPA DA PESQUISA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PERFIL DISCENTE, IFPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1243_14082019224922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS ANDRADE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JONAS ANDRADE" "autor_email" => "jonasandradecz@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }