O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR OS TRÊS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO GRÁFICO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE “CAÇA AO TESOURO” E ASSIM AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS E ESTATÍSTICOS. FEZ-SE USO, COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS, A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E OS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO GRÁFICO DE CURCIO, E COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO UTILIZOU-SE A ENGENHARIA DIDÁTICA. A PRODUÇÃO DE DADOS OCORREU MEDIANTE OBSERVAÇÕES E GRAVAÇÕES DE ÁUDIOS DOS ALUNOS NO DECORRER DAS ATIVIDADES. CERTIFICOU-SE QUE OS ALUNOS EXPERIMENTARAM AS TRÊS FASES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E QUE MOBILIZARAM OS PRIMEIROS NÍVEIS DE ENTENDIMENTO GRÁFICO. PORTANTO, SUGERE-SE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DESDE O PERÍODO ESCOLAR INICIAL, SE TRABALHE COM SABERES MATEMÁTICOS E ESTATÍSTICOS POR MEIO DE GRÁFICOS SIMPLES, E ASSIM, OS ALUNOS TERÃO BASE PARA, FUTURAMENTE, SE TORNAREM INDIVÍDUOS LETRADOS ESTATISTICAMENTE, ASSUMINDO POSTURA CRÍTICA À FRENTE DE INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS.