BUSCA-SE COMPREENDER QUE AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO
PROFISSIONAL DE DOCENTES VINCULADOS AO CURSO DE HOTELARIA E TURISMO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
MARANHÃO (UFMA). A PESQUISA TEVE O CUNHO QUANLI-QUANTI, EM QUE FORAM FEITOS LEVANTAMENTOS
BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL A RESPEITO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E DA PRODUÇÃO DOS MESMOS NO
AMBIENTE DOS RESPECTIVOS CURSOS. PARA COLETA DOS DADOS, FOI DESENVOLVIDO UM QUESTIONÁRIO QUE SE LIMITOU
À SUA APLICAÇÃO SOMENTE COM SETE DOCENTES QUE POSSUÍAM PROJETOS ATIVOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE
OS DOCENTES BUSCAM CONCILIAR OS EIXOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COM MAIS FREQUÊNCIA DO QUE SE
IMAGINA NOS CURSOS DE HOTELARIA E TURISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), POREM,
OBSERVA-SE QUE MUITOS PROJETOS NÃO SÃO SISTEMATIZADOS E ORGANIZADOS, ISTO É, NÃO GERAM OUTRAS PRODUÇÕES
COMO TESES, DISSERTAÇÕES, TCCS E ARTIGOS E CONSEQUENTEMENTE, NÃO POSSUEM CONTINUIDADE E PROGRESSÃO,
DEVIDO A FATORES: COMO A FALTA DE RECURSOS E DE TEMPO, DEDICAÇÃO DE ALUNOS E DOCENTES, APOIO DA PRÓPRIA.