A EVASÃO ESCOLAR É UM DOS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROEJA QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO EM IDADE REGULAR AO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO. O PRESENTE ESTUDO PRETENDE PROPOR O MÉTODO COACHING COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR A EVASÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) E CONSEQUENTEMENTE PREPARÁ – LOS PARA O MERCADO DE TRABALHO. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA EXPLORATÓRIA EM MATERIAL PUBLICADO DE DIVERSOS AUTORORES COMO JOHANN (2012), MOURA E HENRIQUE (2012), HOLM-HADULLA (2012), CUNHA (2014) ENTRE OUTROS. O MÉTODO COACHING ATÉ O MOMENTO TEVE BONS RESULTADOS NA ÁREA EMPRESARIAL, AUMENTANDO O DESEMPENHO EM ATIVIDADES, MELHORAR ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO TAMBÉM SE MOSTROU PROMISSOR MELHORANDO OS ÍNDICES ACADÊMICOS, DIMINUINDO A EVASÃO E DESENVOLVENDO ASPECTOS EMOCIONAIS.