Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM LEVANTAMENTO SOBRE MANUTENÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES NO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE

Palavra-chaves: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, , ENSINO APRENDIZAGEM, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , LABORATÓRIO. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O LEVANTAMENTO SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE. PARA CONSOLIDAÇÃO DESSE OBJETIVO É NECESSÁRIO CONSIDERAR OS INDICADORES DO PERCENTUAL DE CRESCIMENTO DE EVENTOS, CURSOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO; DO NÚMERO DE INDIVÍDUOS DA COMUNIDADE ENVOLVIDOS EM AÇÕES DA EXTENSÃO; DO NÚMERO DE CONVÊNIOS E DAS PARCERIAS FIRMADOS ANUALMENTE POR CADA CAMPUS, BEM COMO DO NÚMERO DE PONTOS DE PRESENÇA DO IFMA COM ATUAÇÃO ARTICULADA (IFMA, 2015). O LABORATÓRIO QUANDO UTILIZADO COMO RECURSO PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO EPISTEMOLÓGICA TANTO DOS DISCENTES QUANTO DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA INVESTIGARMOS AS CONDIÇÕES DE USO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA FORAM REALIZADAS VISITAS DE CAMPO NAS ESCOLAS QUE COMPÕEM A ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO IFMA (CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS) COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS COM OS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS. ADICIONALMENTE FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS GESTORES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NA MAIORIA DAS ESCOLAS VISITADAS OS LABORATÓRIOS FORAM RECEBIDOS ENTRE 2006-2009 SEM O PLANEJAMENTO PRÉVIO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR, SEM CAPACITAÇÃO PARA DOS DOCENTES E SEM MANUAIS DE UTILIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS, DESCARTE E REPOSIÇÃO DOS MATERIAIS DE CONSUMO, O QUE FAZ DESTE TRABALHO UMA FONTE DE CONSULTA PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES FUTURAS QUE POSSIBILITEM O USO CORRETO DOS LABORATÓRIOS, COM AÇÕES FORMATIVAS PARA DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS EM QUE USO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO AINDA SE CONSTITUI NUM DESAFIO PARA PROFESSORES, GESTORES E ESTUDANTES. O APARELHAMENTO DAS ESCOLAS COM TAIS RECURSOS NÃO ASSEGURA A UTILIZAÇÃO DOS MESMOS PARA O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES.

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