OLIVEIRA, Rosangela Silva. Alfabetização e letramento com pessoas idosas. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58977>. Acesso em: 02/11/2024 12:30
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA PESSOAS IDOSAS EXIGEM ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS APLICADAS EM INTERAÇÃO COM AS VIVÊNCIAS CULTURAIS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E COM PRÁTICAS AVALIATIVAS QUE PROMOVAM REFLEXÕES SOBRE SITUAÇÕES VIVIDAS. URGE REFLEXÕES SOBRE IMAGENS, LETRAS, PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS CULTURAIS, O QUE PRESSUPÕE DIÁLOGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS RESULTANTES DESTA AÇÃO DIALÓGICA. NA PERSPECTIVA DE IDENTIFICAR E SOCIALIZAR O POTENCIAL DIDÁTICO DE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS EM VIVÊNCIAS CULTURAIS E SUAS RESPECTIVAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO ESTE ARTIGO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TENDO COMO PÚBLICO-ALVO IDOSOS MATRICULADOS NO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA INTERGERACIONAL, CAMPUS BACABAL, VINCULADO À PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. A METODOLOGIA APLICADA FUNDAMENTOU-SE NO MÉTODO DIALÉTICO E SEUS PRESSUPOSTOS PARA INTERPRETAR E EXPLICAR A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA COMO RESULTANTE DE SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS EM PRÁXIS HUMANA. AS TÉCNICAS DE PESQUISA UTILIZADAS FORAM OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA EM SALA DE AULA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O PROFESSOR ALFABETIZADOR DOS IDOSOS ENTRE OS MESES DE ABRIL A JUNHO DE 2018. VERIFICOU-SE QUE O EIXO ESTRUTURAL DA AÇÃO DOCENTE ALFABETIZADORA EXPLOROU METODOLOGICAMENTE AS PRÁTICAS SOCIAIS DOS IDOSOS, SUA PRESENÇA NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS LOCAIS E EM SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA. E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS ACOLHERAM DISTINTOS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO DOS IDOSOS, VALORIZANDO SEUS RITMOS, FORMAS DE OLHAR E SENTIR AS LETRAS, OS SONS, AS PALAVRAS E SIGNIFICADOS. INFERE-SE QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS E RESPECTIVA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POSSIBILITARAM AO IDOSO CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS E ESTIMULARAM A APLICÁ-LOS EM SUAS VIVÊNCIAS CULTURAIS.