O PRESENTE ESTUDO PRETENDE ANALISAR O IMPACTO DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA NA EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO PDDE POR PARTE DOS GESTORES, PROFESSORES/CURSISTAS. DESSA FORMA, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O ESTUDO DE CASO DE BASE QUALITATIVA, OBSERVANDO OS ASPECTOS INTERNOS E EXTERNOS DA REALIDADE ESTUDADA DENTRO DE UM CONTEXTO CULTURAL AMPLO. COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA ADOTOU-SE AINDA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, CONVERSAS INFORMAIS, ANÁLISE DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. PARTICIPARAM DO PROCESSO DE PESQUISA TRINTA CURSISTAS/GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ALAGOINHAS,BAHIA, PARTICIPANTES DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA. COMO PRODUTOFINAL DA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE O PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA, POSSIBILITA AOS CURSISTAS/GESTORES UMA VISÃO AMPLA E SISTEMÁTICA DE COMO DEVE SER A EXECUÇÃO DOS RECURSOS E PROGRAMAS PARTES DO PDDE, E AINDA, REFORÇA O PAPEL FUNDAMENTAL DA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE FORMAÇÃO PELA ESCOLA NA EFETIVA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.