A ÁREA DA BOTÂNICA É POUCO VALORIZADA PELOS ALUNOS, MUITAS VEZES DEVIDO A SUA LINGUAGEM REBUSCADA, CAUSANDO UM DESINTERESSE EM RELAÇÃO AO SEU ESTUDO. A PRESENTE ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO FAZER COM QUE OS ALUNOS ENTENDAM O PROCESSO DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJÃO, SEGUINDO ETAPAS SIMPLES DE PLANTAÇÃO E CORTE DO COTILÉDONE DE ALGUMAS PLÂNTULAS E ASSIM OBSERVAR A FUNCIONALIDADE DOS COTILÉDONES NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. ALÉM DISSO, DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS E TORNAR O ENSINO DA BOTÂNICA MAIS ATRATIVO. O TRABALHO FOI REALIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL LIMA REBELO, LOCALIZADO NA CIDADE DE PARNAÍBA, PI, COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, COM O INTUITO DE OBSERVAREM AS FUNÇÕES DOS COTILÉDONES PARA A PLÂNTULA, OS ALUNOS PLANTARAM ALGUNS GRÃOS DE FEIJÕES EM COPOS DESCARTÁVEIS E ANALISARAM DURANTE UM TEMPO DETERMINADO O SEU DESENVOLVIMENTO. APÓS O CRESCIMENTO, ALGUNS COTILÉDONES FORAM CORTADOS, PERMITINDO ASSIM, QUE OS ALUNOS PUDESSEM FAZER UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS PLÂNTULAS ALI PRESENTES. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DO CRESCIMENTO DO VEGETAL, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DOS COTILÉDONES PARA A ESPÉCIE. DESSE MODO, POR MEIO DA PRÁTICA REALIZADA, OS ALUNOS SENTIRAM-SE MAIS ATRAÍDOS PELA BOTÂNICA E MOSTRARAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO EM SALA, PARTICIPANDO MAIS ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, JÁ QUE PUDERAM VER DE PERTO O DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO DESDE A GERMINAÇÃO. SENDO ASSIM, A INSERÇÃO DE PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR SE TORNOU BASTANTE NECESSÁRIA, JÁ QUE É UMA VALIOSA FERRAMENTA DE ABSORÇÃO DE CONTEÚDO.