O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR TRAÇOS HISTÓRICOS DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DESDE SUA OBRIGATORIEDADE DO CURRÍCULO ATÉ O ADVENTO DA LEI 9.394/96, TENDO COMO SUBSÍDIOS OS DIÁRIOS DE CLASSE. A ABORDAGEM É QUALITATIVA CONSISTINDO UMA PESQUISA DOCUMENTAL, SEGUNDO GONÇALVES (2003) ESSE TIPO DE PESQUISA ALÉM DE BUSCAR INFORMAÇÕES DE INTERESSE EDUCACIONAL, RECORRE A MATERIAIS QUE AINDA NÃO RECEBERAM TRATAMENTO ANALÍTICO, INCLUINDO DESDE LEIS E REGULAMENTOS, PLANOS, JORNAIS, REVISTA, NORMAS, LIVROS, DISCURSO, PROJETOS, PROGRAMAS DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS EMBASAMENTOS TEÓRICOS BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO DECORRER DOS ANOS, COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE DELIZOICOV E ANGOTTI (1994), GADOTTI (2004), MENDES SOBRINHO (2002, 2007, 2017), SANTOS E MENDES SOBRINHO (2007), SILVA E MENDES SOBRINHO (2016), ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. DE MODO GERAL, OS RESULTADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE EMBORA A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DAS SÉRIES INICIAIS DO 1º GRAU DECORREU O ADVENTO DA LEI Nº 5.692 PROMULGADA EM 1971 E REFORMAS ADVINDAS NESTE PERÍODO, FORAM INSUFICIENTES OS CONTEÚDOS DESTINADOS PARA O CITADO ENSINO, JÁ QUE A ÊNFASE ERA DADA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. SITUAÇÃO AINDA CORRIQUEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL DO PAÍS.