ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A ESCRITA LÓGICA CARTESIANA E A ESCRITA REGIDA POR EXIGÊNCIAS DE ARGUMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA. O PERCURSO METODOLÓGICO DA CONTEXTUALIZAÇÃO É UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE AUTORES QUE ESTUDAM A REFERENTE TEMÁTICA. APÓS A EXPLANAÇÃO TEÓRICA FOI POSSÍVEL DETECTAR QUE A ESCRITA DO SUJEITO NÃO É RECONHECIDA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS, ASSIM, O TEXTO NARRATIVO É EXCLUÍDO E ELE TAMBÉM SE EXCLUI. PARA ALÉM DOS GÊNEROS ACADÊMICOS, ENTRETANTO, AS NARRATIVAS NÃO CIENTÍFICAS SÃO REGIDAS PELA SUBJETIVIDADE E INTENÇÕES DE QUEM AS ESCREVE, O TEXTO CIENTÍFICO ESTÁ REPLETO DE CITAÇÕES DE TEÓRICOS CONSAGRADOS. O SUJEITO NARRATIVO EXPRESSA O OLHAR DE MUNDO E DA CULTURA DOS QUAIS FAZ PARTE, É POR MEIO DAS PRÓPRIAS NARRATIVAS QUE ESSE SUJEITO CONSTRÓI PRINCIPALMENTE UMA VERSÃO DE SI MESMO NO MUNDO. SERIA, ENTÃO, POR MEIO DAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA, QUE O INDIVÍDUO NARRARIA E APRENDERIA COM A OITIVA DE OUTRAS NARRATIVAS DE FORMA INTERATIVA PROFESSOR/ALUNO COMPARTILHANDO CONTEXTOS VIVENCIADOS, POSSIBILITANDO A INTERAÇÃO NO ENSINO COM MAIS QUALIDADE, TANTO COBRADA, EXTREMAMENTE DEBATIDA, MAS, MUITO POUCO ATINGIDA.