RESUMO
NESTE TRABALHO BUSCAMOS COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA. UTILIZANDO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE FOI SUBSIDIADA NOS PENSAMENTOS DE MOREIRA E CANDAU (2007), SILVA (2011), SAVIANI ( 2006), ARROYO (2013), OLIVEIRA (2017), GUSMÃO (1997). INICIA-SE COM A EXPOSIÇÃO DE CONCEITOS QUE CERCAM O TERMO "CURRÍCULO" PARA ENTÃO, REALIZAR UM DEBATE SOBRE A RELAÇÃO DO MESMO COM A CULTURA E FAZER BREVES APONTAMENTOS SOBRE A PREOCUPAÇÃO ANTROPOLÓGICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, PARA REALIZAR, ENTÃO, O APONTAMENTOS SOBRE OS ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO ESCOLAR. CONCLUINDO QUE, OS ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS CONTRIBUEM PARA UM MOVIMENTO DE REINVIDICAÇÃO AO RESPEITO E IGUALDADE, PARA O PREPARO DE PROFESSORES PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA QUE ABARQUE CONHECIMENTOS CULTURAIS E SOCIAIS NA SALA DE AULA, PARA A MAIOR COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR.