O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. PARA NORTEAR O TRABALHO ELENCARAM-SE AS SEGUINTES PERGUNTAS: COMO PROMOVER PRAZEROSAMENTE O LETRAMENTO MATEMÁTICO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS? COMO ESTÁ OCORRENDO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS, TENDO EM VISTA A PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? PARA TANTO, ADOTOU-SE COMO APORTE TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: D’AMBROSIO (2010), BALDINO (1991) E FIORENTINI (1995), ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO, QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS RESULTADOS INDICAM QUE QUANDO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZAM DIFERENTES LINGUAGENS E CONSIDERAM A EXPERIÊNCIA DO EDUCANDO, TÊM-SE A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. ALÉM DO QUE, MOSTRA QUE OCORRE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANDO SE INCLUI PRÁTICAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.