A PRESENTE PESQUISA QUE SE ENCONTRA EM ANDAMENTO VISA DE MODO GERAL ANALISAR DE QUE FORMA A ANSIEDADE SE RELACIONA COM O TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS POSSÍVEIS DIFICULDADES QUE O DISCENTE COM TDAH PODE ENCONTRAR NO ENTORNO DA SUA VIDA ACADÊMICA, SOCIAL E FAMILIAR. O TDAH PODE APARECER DE TRÊS FORMAS: TDAH COM PREDOMÍNIO NA DESATENÇÃO; TDAH COM PREDOMÍNIO NA HIPERATIVIDADE E TDAH COMBINADO. AS ESCOLAS SE ENCONTRAM DESPREPARADAS PARA LIDAR COM OS DISCENTES QUE POSSUEM O TDAH, ESSA DESPREPARAÇÃO POSSIVELMENTE COMPROMETERÁ O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DO MESMO LEVANDO A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE TRAUMAS MAIORES COMO A ANSIEDADE. AS DISCUSSÕES TRAZIDAS TEM COMO BASE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BARKLEY (2002); CASTRO & NASCIMENTO (2009). CASTILLO ET AL (2000). FREEMAN, D. & FREEMAN, J. (2014), A PARTIR DELAS PODEMOS AFIRMAR QUE A PESQUISA VEM ATENDENDO NOSSAS PERSPECTIVAS E HIPÓTESES ACERCA DO TEMA ESTUDADO.