A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES TEM SIDO ALVO DE DISCUSSÕES NOS GRANDES CENTROS ACADÊMICOS. ESTA TEM POR OBJETIVO PROPICIAR AOS DOCENTES A SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, O DIÁLOGO ENTRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS, ENTRE OUTRAS AÇÕES, QUE ACABAM POR OPORTUNIZAR O SENTIMENTO DE COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS. O REFLEXO DESSA AÇÃO PERCEBE-SE NA SALA DE AULA, ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES OS QUAIS SE TORNAM PROTAGONISTAS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, CARACTERIZANDO-SE PELA BUSCA DA AUTOCONFIANÇA, PROMOÇÃO DA PESQUISA, BEM COMO O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO REFLEXIVO. DESSE MODO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR FITO ABORDAR O CURSO DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: CURRÍCULO, METODOLOGIAS E AVALIAÇÃO, APRESENTANDO RESULTADOS DE SUA APLICABILIDADE COM A METODOLOGIA ETFMA, ALIADO À ÁREA DE FIGURAS PLANAS, REALIZADA NA 1ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE 1, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ/CE. A PARTIR DE OFICINAS EDUCACIONAIS, A CATEGORIA DE ANÁLISE DOS ENCONTROS PRESENCIAIS REVELA QUE O CURSO TEM ESTIMULADO O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES, POR QUANTO ABRE ESPAÇO PARA QUE ESTES EXPONHAM SEUS PENSAMENTOS SOBRE O TEMA ESTUDADO, INSTIGANDO O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS.