O PRESENTE TRABALHO EM FORMATO DE ARTIGO ABORDA CONCEITOS REFERENTES A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO A RELAÇÃO E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL E CULTURAL NAS ESCOLAS. DESTA FORMA, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ESBOÇAR A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA VIDA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. DESCORTINANDO CONCEITOS E REALÇANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO UMA NOVA FORMA DE EDUCAR. A METODOLOGIA DO TRABALHO CONTOU COM O AUXÍLIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA QUAL SE UTILIZOU PARA A CONSTRUÇÃO DO ARTIGO IDEIAS DE VÁRIOS AUTORES PRESENTES EM SUAS LITERATURAS ALÉM DE PESQUISAS EM LIVROS E ARTIGOS DISPONÍVEIS NA INTERNET. A JUSTIFICATIVA DO TRABALHO DECORREU DA NECESSIDADE DE TRABALHAR A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTOS, DESTACANDO AS TÉCNICA, E O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER REALIZADOS PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA VIDA DO INDIVÍDUO. NESSES PRECEITOS, O TRABALHO TRAZ EM SEUS ESCRITOS UM CONJUNTO DE AÇÕES REFLEXIVAS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE SE FUNDAMENTAM EM VÁRIAS LITERATURAS DE TEÓRICOS QUE ABARCAM CONSTRUCTOS DO TÍTULO DO TRABALHO, BEM COMO ASPECTOS VOLTADOS PARA A CIDADANIA, CLASSE SOCIAL, ETNIA, SEXO E DENTRE OUTROS INSTRUMENTOS QUE AUXILIAM NO ALFABETIZAR E NO LETRAR PROPICIANDO AOS INDIVÍDUOS O ACESSO AO MUNDO DA ESCRITA, TORNANDO-OS CAPAZES NÃO SÓ DE LER E ESCREVER, E SIM TER HABILIDADES DE CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.