Este ensaio se caracteriza como uma abordagem teÓrica e tem como objetivo analisar os pressupostos metodolÓgicos da pedagogia jesuÍtica implantada no Brasil-ColÔnia principalmente com a efetivaÇÃo do ratio studiorum. Durante dois sÉculos a Companhia de Jesus desenvolveu um paradigma de educaÇÃo que tinha, entre outros objetivos, catequizar os povos nativos e promover o povoamento da colÔnia. As ponderaÇÕes presentes neste ensaio remetem-nos a avaliar se a proposta educacional desses missionÁrios contribuiu para o desenvolvimento de um sistema educacional brasileiro. Outra inquietaÇÃo que este trabalho desperta É questionar se atualmente ainda hÁ elementos da educaÇÃo jesuÍtica presentes no sistema educacional brasileiro. A partir desses subsÍdios abordaremos as etapas do trabalho pedagÓgico dos Inacianos, desde o primeiro contato com os povos amerÍndios e formulaÇÃo e aplicaÇÃo do Ratio studiorum atÉ o ano de 1759.