A BUSCA POR ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUE PROPORCIONEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA DEVE SER CONSTANTE. NESSE SENTIDO, A MODELAGEM MATEMÁTICA SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE PODE PROMOVER A OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E CONSEQUENTEMENTE A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEM O INTUITO DE VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PAUTANDO-SE NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO DEMO (2012), BASSANEZI (2015) E OUTROS, ACERCA DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA ENQUANTO ALTERNATIVA METODOLÓGICA. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO À APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INICIAL, E A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ. ALÉM DISSO, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. CONSTATOU-SE, MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ESTÍMULO QUE ESTA METODOLOGIA TROUXE PARA OS ESTUDANTES E SEMODELAGEM MATEMÁTICA PODE OBSERVAR A MUDANÇA DE CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. AINDA, VERIFICOU-SE ATRAVÉS DE ENTREVISTA COM OS PROFESSORES QUE OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO USO DESTA METODOLOGIA, DEVE-SE A FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAR AS AULAS, E PRINCIPALMENTE O MEDO E A INSEGURANÇA. CONTUDO MESMO COM ENTRAVES, SUA UTILIZAÇÃO É VIÁVEL, POIS PROMOVE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. DESSA FORMA, DESEJA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA MOTIVAR PROFESSORES A EXPERIMENTAR A MODELAGEM MATEMÁTICA, E PERCEBER QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA REPRESENTA UM GANHO PARA TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO.