Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR: NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5377
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "AS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR: NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) VEM EXIGINDO DA EDUCAÇÃO NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS QUE INCLUAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CAPAZ DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO, MAIS ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE GEOGRAFIA, BUSCANDO ENTENDER A RELEVÂNCIA QUE ALUNOS E PROFESSORES ATRIBUEM AO SEU USO EM SALA DE AULA, ANALISANDO OS ASPECTOS QUE TORNAM NECESSÁRIO A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, E COMPREENDENDO, PRINCIPALMENTE, O NOVO PERFIL DE ALUNO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, UM ALUNO QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS CONECTADO E INFORMATIZADOS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS. COMO METODOLOGIA, ADOTOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DE QUATRO ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, NOTA-SE QUE OS IMPACTOS DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO SIGNIFICATIVAMENTE POSITIVOS, PRINCIPALMENTE POR PROMOVER NO AMBIENTE ESCOLAR UM ESPAÇO MAIS PARTICIPATIVO, QUE DESPERTA A ATENÇÃO DO ALUNO E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ESSES TORNEM-SE AGENTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. APESAR DISSO, CONSTATA-SE QUE NAS ESCOLAS ALVO DA PESQUISA, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA É PREOCUPANTE, VISTO QUE OS DADOS INDICARAM ÍNDICES BAIXOS DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019074617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5377
    "inscrito_id" => 14411
    "titulo" => "AS TICS NO AMBIENTE ESCOLAR: NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) VEM EXIGINDO DA EDUCAÇÃO NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS QUE INCLUAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CAPAZ DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO, MAIS ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE GEOGRAFIA, BUSCANDO ENTENDER A RELEVÂNCIA QUE ALUNOS E PROFESSORES ATRIBUEM AO SEU USO EM SALA DE AULA, ANALISANDO OS ASPECTOS QUE TORNAM NECESSÁRIO A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, E COMPREENDENDO, PRINCIPALMENTE, O NOVO PERFIL DE ALUNO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, UM ALUNO QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS CONECTADO E INFORMATIZADOS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS. COMO METODOLOGIA, ADOTOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DE QUATRO ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, NOTA-SE QUE OS IMPACTOS DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO SIGNIFICATIVAMENTE POSITIVOS, PRINCIPALMENTE POR PROMOVER NO AMBIENTE ESCOLAR UM ESPAÇO MAIS PARTICIPATIVO, QUE DESPERTA A ATENÇÃO DO ALUNO E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ESSES TORNEM-SE AGENTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. APESAR DISSO, CONSTATA-SE QUE NAS ESCOLAS ALVO DA PESQUISA, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA É PREOCUPANTE, VISTO QUE OS DADOS INDICARAM ÍNDICES BAIXOS DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14411_03102019074617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANA RAQUEL DANTAS DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "IANA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "iana.raquel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) VEM EXIGINDO DA EDUCAÇÃO NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS QUE INCLUAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CAPAZ DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO, MAIS ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE GEOGRAFIA, BUSCANDO ENTENDER A RELEVÂNCIA QUE ALUNOS E PROFESSORES ATRIBUEM AO SEU USO EM SALA DE AULA, ANALISANDO OS ASPECTOS QUE TORNAM NECESSÁRIO A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, E COMPREENDENDO, PRINCIPALMENTE, O NOVO PERFIL DE ALUNO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, UM ALUNO QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS CONECTADO E INFORMATIZADOS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS. COMO METODOLOGIA, ADOTOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DE QUATRO ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, NOTA-SE QUE OS IMPACTOS DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO SIGNIFICATIVAMENTE POSITIVOS, PRINCIPALMENTE POR PROMOVER NO AMBIENTE ESCOLAR UM ESPAÇO MAIS PARTICIPATIVO, QUE DESPERTA A ATENÇÃO DO ALUNO E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ESSES TORNEM-SE AGENTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. APESAR DISSO, CONSTATA-SE QUE NAS ESCOLAS ALVO DA PESQUISA, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA É PREOCUPANTE, VISTO QUE OS DADOS INDICARAM ÍNDICES BAIXOS DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.