O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) VEM EXIGINDO DA EDUCAÇÃO NOVAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS QUE INCLUAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CAPAZ DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TICS NO ENSINO, MAIS ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE GEOGRAFIA, BUSCANDO ENTENDER A RELEVÂNCIA QUE ALUNOS E PROFESSORES ATRIBUEM AO SEU USO EM SALA DE AULA, ANALISANDO OS ASPECTOS QUE TORNAM NECESSÁRIO A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, E COMPREENDENDO, PRINCIPALMENTE, O NOVO PERFIL DE ALUNO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, UM ALUNO QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS CONECTADO E INFORMATIZADOS A PARTIR DAS TECNOLOGIAS. COMO METODOLOGIA, ADOTOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS DE QUATRO ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE. A PARTIR DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, NOTA-SE QUE OS IMPACTOS DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO SIGNIFICATIVAMENTE POSITIVOS, PRINCIPALMENTE POR PROMOVER NO AMBIENTE ESCOLAR UM ESPAÇO MAIS PARTICIPATIVO, QUE DESPERTA A ATENÇÃO DO ALUNO E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ESSES TORNEM-SE AGENTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. APESAR DISSO, CONSTATA-SE QUE NAS ESCOLAS ALVO DA PESQUISA, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA É PREOCUPANTE, VISTO QUE OS DADOS INDICARAM ÍNDICES BAIXOS DE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA.