AS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FORAM INTRODUZIDAS NO CEARÁ NO ANO DE 2008, MEDIANTE A LEI Nº 14.273/08. ESSE MODELO EDUCACIONAL VISA À FORMAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. TENDO EM VISTA ESTES ASPECTOS, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA EEEP PROFESSORA MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE, NA APROVAÇÃO DOS JOVENS EGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO, BEM COMO CONHECER A SUA ABRANGÊNCIA TERRITORIAL. PARA TANTO, A METODOLOGIA EMBASADA EM UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA CONSISTIU, INICIALMENTE, NA REVISÃO DE LITERATURA BUSCANDO O SUPORTE TEÓRICO EM AUTORES COMO ARAÚJO E FRIGOTTO (2015), GOMES (2015), MELO (2015), DELORS (2003), DENTRE OUTROS. OS DADOS DE CUNHO SECUNDÁRIOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR (SIGE/ESCOLA) E SECRETARIA ESCOLAR, COM O SUPORTE DO NÚCLEO GESTOR. APÓS A COLETA E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS, OS MESMOS FORAM ANALISADOS PROPICIANDO AS DISCUSSÕES PRESENTES NESSE TRABALHO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A REFERIDA EEEP TEM UMA SIGNIFICATIVA ABRANGÊNCIA TERRITORIAL, RECEBENDO ALUNOS DE ALGUNS MUNICÍPIOS DO CEARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE. DESTACA-SE, AINDA, O ELEVADO NÚMERO DE ALUNOS EGRESSOS INSERIDOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS. QUANTO AO MERCADO DE TRABALHO, PODEMOS CONSTATAR QUE O NÚMERO DE ALUNOS QUE CONSEGUEM VAGAS AINDA É REDUZIDO, O QUE MOSTRA A NECESSIDADE DE ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS DE GERAÇÃO DE EMPREGO NO INTERIOR DO CEARÁ.