A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PROPULSORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58003 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2918 "inscrito_id" => 12619 "titulo" => "A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PROPULSORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE ARTIGO, OBJETIVA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL QUE A AFETIVIDADE POSSUI NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR EDUCADORES EM SALA DE AULA. TENDO COMO SUSTENTÁCULO AS IDEIAS DE VYGOTSKY E WALLON, ASSUME-SE, COMO PRESSUPOSTO, QUE AS RELAÇÕES QUE SE INSTITUEM ENTRE O SUJEITO, O OBJETO DE CONHECIMENTO E O AGENTE MEDIADOR TAMBÉM SÃO FORTEMENTE MARCADAS PELA DIMENSÃO AFETIVA, UMA VEZ QUE DETERMINAM IMPACTOS SUBJETIVOS NO SUJEITO APRENDENTE. TAIS IMPACTOS PODEM DETERMINAR MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO OU DE DISTANCIAMENTO ENTRE O SUJEITO E O REFERIDO OBJETO DE CONHECIMENTO; ESSAS RELAÇÕES PODEM SER ESTUDADAS NA SITUAÇÃO EXISTENTE EM UM AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, PRETENDE-SE ANALISAR E REFLETIR A RESPEITO DE ALGUMAS DECISÕES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS E DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES E SEUS IMPACTOS AFETIVOS NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ESTUDANTE E OS CONTEÚDOS ESCOLARES. COMPREENDEMOS QUE ELEMENTOS ACUMULADOS DE PESQUISAS ADMITEM IDENTIFICAR QUE AS DECISÕES QUE CAUSAM O SUCESSO NA APRENDIZAGEM AUMENTAM AS CHANCES DE SE ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA POSITIVA ENTRE O EDUCANDO E OS CONTEÚDOS, AQUI DENOMINADA COMO UMA RELAÇÃO DE APROXIMAÇÃO AFETIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12619_03092019222200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA CRISTINA BASTOS SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZA CRISTINA BASTOS" "autor_email" => "terezacristinabastos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE JK" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58003 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2918 "inscrito_id" => 12619 "titulo" => "A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PROPULSORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE ARTIGO, OBJETIVA REFLETIR A RESPEITO DO PAPEL QUE A AFETIVIDADE POSSUI NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR EDUCADORES EM SALA DE AULA. TENDO COMO SUSTENTÁCULO AS IDEIAS DE VYGOTSKY E WALLON, ASSUME-SE, COMO PRESSUPOSTO, QUE AS RELAÇÕES QUE SE INSTITUEM ENTRE O SUJEITO, O OBJETO DE CONHECIMENTO E O AGENTE MEDIADOR TAMBÉM SÃO FORTEMENTE MARCADAS PELA DIMENSÃO AFETIVA, UMA VEZ QUE DETERMINAM IMPACTOS SUBJETIVOS NO SUJEITO APRENDENTE. TAIS IMPACTOS PODEM DETERMINAR MOVIMENTOS DE APROXIMAÇÃO OU DE DISTANCIAMENTO ENTRE O SUJEITO E O REFERIDO OBJETO DE CONHECIMENTO; ESSAS RELAÇÕES PODEM SER ESTUDADAS NA SITUAÇÃO EXISTENTE EM UM AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, PRETENDE-SE ANALISAR E REFLETIR A RESPEITO DE ALGUMAS DECISÕES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS E DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES E SEUS IMPACTOS AFETIVOS NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE O ESTUDANTE E OS CONTEÚDOS ESCOLARES. COMPREENDEMOS QUE ELEMENTOS ACUMULADOS DE PESQUISAS ADMITEM IDENTIFICAR QUE AS DECISÕES QUE CAUSAM O SUCESSO NA APRENDIZAGEM AUMENTAM AS CHANCES DE SE ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA POSITIVA ENTRE O EDUCANDO E OS CONTEÚDOS, AQUI DENOMINADA COMO UMA RELAÇÃO DE APROXIMAÇÃO AFETIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, ALUNO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12619_03092019222200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA CRISTINA BASTOS SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZA CRISTINA BASTOS" "autor_email" => "terezacristinabastos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE JK" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }