O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO DO PROFLETRAS E APRESENTA COMO OBJETO DE ESTUDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO, A PARTIR DA MULTIMODALIDADE DAS TIRINHAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, OBJETIVANDO DESENVOLVER A HABILIDADE CRÍTICA LEITORA E ESCRITORA DOS SUJEITOS COMO PRÁTICA SOCIAL DE LINGUAGEM, POR MEIO DOS TEXTOS MULTIMODAIS. PARA TAL, UTILIZAREMOS COMO BASE TEÓRICA, OS DOCUMENTOS OFICIAIS PCN, ALÉM DE AUTORES COMO MARCUSCHI (2008), KLEIMAN (2010), ROJO (2013), DIONISIO (2006), ENTRE OUTROS. POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, APRESENTAMOS COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE SISTEMATIZADA A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR SCHNEWLY & DOLZ (2004), A QUAL SERÁ APLICADA EM UMA TURMA DO 9º ANO, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. CONSIDERANDO O ATUAL CENÁRIO HIPERMODERNO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS, TRABALHAR COM TIRINHAS, PODE FAZER MUITO SENTIDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, POIS AS MESMAS, ALÉM DE SE CONSTITUÍREM EM VALIOSAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS ATRATIVAS AOS ALUNOS, SÃO RICAS EM RECURSOS QUE POSSIBILITAM DIFERENTES LEITURAS NA PROMOÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS. SENDO ASSIM, ESPERAMOS QUE O TRABALHO COM LEITURA/ESCRITA ATRAVÉS DAS TIRINHAS, VIABILIZE A NOSSA PROPOSTA PROMOVENDO A FORMAÇÃO CRÍTICA DE SUJEITOS LETRADOS E MULTILETRADOS.