A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO REVELAR A TRAJETÓRIA DE UM TRABALHO REALIZADO COM DUAS PROFESSORAS INICIANTES, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS/ MT PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANALISOU-SE O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO SUAS DIFICULDADES EM UTILIZAR OS DIFERENTES TIPOS DE MÍDIAS E QUAIS OS BENEFÍCIOS APRESENTADOS COM O USO DESSAS FERRAMENTAS NO APOIO À EDUCAÇÃO. A PESQUISA SITUOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DA QUAL EVIDENCIAMOS: O QUE O PROFESSOR INICIANTE ENTENDE COMO MÍDIAS DIGITAIS E QUAIS FORAM OS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO EDUCATIVO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO INFANTIL. FORAM SUJEITOS DA PESQUISA DUAS PROFESSORES INICIANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS – MT. ADOTOU-SE COMO INSTRUMENTO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO PARA A COLETA DE DADOS. OS ESTUDOS EMPREENDIDOS E AS ANÁLISES REALIZADAS EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE SE REPENSAR OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES FRENTE À INSERÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS, PARA QUE ELES SE SINTAM ENCORAJADOS A DESENVOLVER UM TRABALHO EDUCATIVO ABERTO ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS, POTENCIALIZANDO SITUAÇÕES EM QUE O PROTAGONISMO INFANTIL SE REVELE EM TODAS AS AÇÕES EDUCATIVAS.
PALAVRAS-CHAVE: MÍDIAS DIGITAIS. PROTAGONISMO INFANTIL. FORMAÇÃO DOCENTE.