Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavra-chaves: AMBIENTE GAMIFICADO, INCLUSÃO, PROFISSIONAL DE APOIO Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58995 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5011 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO.A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO P" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE GAMIFICADO, INCLUSÃO, PROFISSIONAL DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3354_29092019224643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE LIMA BATISTA ORIÁ" "autor_nome_curto" => "RAFAELE ORIÁ" "autor_email" => "rafaele.oria@gmail.com" "autor_ies" => "SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58995 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5011 "inscrito_id" => 3354 "titulo" => "AMBIENTE GAMIFICADO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIALNA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO.A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO P" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AMBIENTE GAMIFICADO, INCLUSÃO, PROFISSIONAL DE APOIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3354_29092019224643.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE LIMA BATISTA ORIÁ" "autor_nome_curto" => "RAFAELE ORIÁ" "autor_email" => "rafaele.oria@gmail.com" "autor_ies" => "SME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER REALIZADA UTILIZANDO O AMBIENTE GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA UTILIZADA? PARA A RESPOSTA AO PROBLEMA ESTABELECIDO, TRAÇOU-SE O SEGUINTE OBJETIVO GERAL PARA SOLUCIONÁ-LO: COMPREENDER COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA E ELABORAR UMA FORMAÇÃO PARA ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. COM O INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO ESTIPULADO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA PRINCIPALMENTE DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA (ENTREVISTA) E QUANTITATIVA (QUESTIONÁRIO-PADRÃO DE TRINTA E TRÊS PERGUNTAS, INCLUINDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E DO TIPO SEMIABERTAS), NO ÂMBITO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, ENTRE O 2° SEMESTRE DO ANO DE 2016 E O 1° SEMESTRE DE 2017, COM UMA AMOSTRA DE SESSENTA PROFISSIONAIS DE APOIO, SELECIONADOS POR CONVENIÊNCIA ALEATÓRIA, EM UMA POPULAÇÃO TOTAL DE CEM PESSOAS, COM O NÍVEL DE CONFIANÇA SUPERIOR A PORCENTAGEM DE 98%. ELABOROU-SE UM AMBIENTE GAMIFICADO COMO PRODUTO DA PESQUISA, COM UMA METODOLOGIA MODERNA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, INCLUINDO TRINTA PERGUNTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO, COM BASE NO RESULTADO DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. ENFIM, CONSEGUIU-SE ATINGIR OS OBJETIVOS TRAÇADOS PARA ESTA PESQUISA, DENTRE ELES, A CRIAÇÃO DO GAME “QUALIFICAÇÃO ESPECIAL”, COMO MAIS UMA OPÇÃO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.