O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE A REFLETIR SOBRE AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS BÁSICAS QUE ORIENTAM OS GESTORES PARA PARTICIPAÇÃO EFICIENTE NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, A FIM DE DEMONSTRAR SEU PAPEL NOS PROCESSOS DECISÓRIOS E NAS ATIVIDADES QUE ENVOLVEM OS ASPECTOS ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICO E FINANCEIRO INERENTES AO CONTEXTO ESCOLAR. E A PARTIR DISSO, DESTACA A REALIDADE VIVENCIADA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, ANALISANDO COMO O DESENVOLVIMENTO DESTAS ATIVIDADES INFLUENCIAM NO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO, TENDO EM VISTA A MELHOR APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA FOI REALIZADA NAS SEGUINTES ETAPAS: LEVANTAMENTO E ESTUDO DE REFERENCIAL TEÓRICO POR PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS SOBRE O IDEB, QUE NOS DERAM EMBASAMENTO ACERCA DA TEMÁTICA ESCOLHIDA E PARA A ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA. COLETA DE DADOS NO CAMPO E ANÁLISE DOS MESMOS. E POR FIM, ELABORAÇÃO DA SÍNTESE DA PESQUISA QUE CULMINOU NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO.