ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A “REDAÇÃO ESCOLAR”, A PARTIR DA COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARTIMOS DA IDEIA DE QUE A “REDAÇÃO” NÃO É UM GÊNERO TEXTUAL, MAS UMA REDUÇÃO, POIS NÃO POSSUI ALGUNS ELEMENTOS ESSENCIAIS QUE COMPÕEM UM GÊNERO TEXTUAL. PARA TANTO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO MARCUSCHI (2008), KOCH E ELIAS (2010), BAKHTIN (2010), DENTRE OUTROS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA QUALI E QUANTITATIVA, QUE EMPREGOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. OS RESPONDENTES SÃO ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, CUJAS PERCEPÇÕES SOBRE A “REDAÇÃO” FORAM EXPLICITADAS POR MEIO DE RESPOSTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS. PERCEBEMOS QUE É NECESSÁRIA UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA REDAÇÃO, QUE POSSA TORNÁ-LA UM EXERCÍCIO NÃO SÓ PARA A SALA DE AULA, MAS A PARA VIDA.