A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO, ATUALMENTE PROPORCIONA MUITAS POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, A BUSCA POR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS APRESENTA-SE ENQUANTO FATOR PREPONDERANTE NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. A SANDBOX, UM RECURSO NOVO, PODE POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO A EVOLUÇÃO DAS PAISAGENS E ASPECTOS NATURAIS DOS AMBIENTES. BUSCANDO OBJETIVAR COMO ESSE MATERIAL DIDÁTICO AUXILIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA, E COMO SUA UTILIZAÇÃO AGREGA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, TEM COMO METODOLOGIAS PRINCIPAIS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DOS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS, A MINISTRAÇÃO DE AULAS E ORIENTAÇÕES ACERCA DO CONTEÚDO POSSÍVEL DE SER “DIDATIZADO” UTILIZANDO-SE DO RECURSO, A UTILIZAÇÃO DA PRÓPRIA CAIXA DE AREIA E APLICATIVOS DE REALIDADE SIMULADA SEMELHANTES, QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS E PROFESSORES, EXIBIÇÕES EM EVENTOS E EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. O USO DE TECNOLOGIAS E DE REALIDADES SIMULADAS, ATRAI O ESTUDANTE E O MANTÉM FOCADO NA AULA, E A POSSIBILIDADE DO CONTATO COM O AMBIENTE SIMULADO, COM O ALUNO SENDO O AGENTE MODELADOR DO RELEVO E DA PAISAGEM, IMPLICA NA IDEIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ESTUDANTE, TORNANDO A APRENDIZAGEM, SIGNIFICATIVA.