O ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
COM O USO DE ANALOGIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61379 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 13393 "titulo" => """ O ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME \r\n COM O USO DE ANALOGIAS """ "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA, CONSIDERANDO UM TEMA QUE PODE SER ABORDADO EM UM PREPARATÓRIO ESCOLAR. UMA ANALOGIA É DEFINIDA COMO UMA COMPARAÇÃO ENTRE DOIS CONCEITOS/FENÔMENOS/ASSUNTOS QUE MANTÉM CERTA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA ENTRE AMBOS. ALÉM DE FAVORECER O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE UM DOMÍNIO QUE É FAMILIAR AOS ALUNOS E OUTRO QUE LHES É DESCONHECIDO, A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS TENDE A FAVORECER O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DE FÍSICA. A REGIÃO DO MATO GRANDE É A REGIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE COM MENOR IDH. PROFESSORES DO IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA, TENTAM MUDAR ESSA SITUAÇÃO OFERTANDO CURSOS DE EXTENSÃO QUE ATENDAM A DEMANDA LOCAL. O PROENEM TEM COMO OBJETIVO PREPARAR ALUNOS DESSA REGIÃO NOS SABERES EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. UMA VEZ QUE O TEMPO É CURTO E A DEFASAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA VISTOS PELOS PARTICIPANTES É GRANDE, VEMOS NAS ANALOGIAS UMA POSSIBILIDADE DE MELHORIA. PARA ISSO, PENSANDO EM UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO, ESCOLHEMOS PROPOR UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO ANALOGIA ENTRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E O MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME, BASEADO NA METODOLOGIA TEACHING WITH ANALOGIES – TWA. AO FINAL, ESPERAMOS QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDER OS CONTEÚDOS ATRAVÉS DE SUAS SEMELHANÇAS E DE SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ANALOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13393_17092019190920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61379 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 13393 "titulo" => """ O ENSINO DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME \r\n COM O USO DE ANALOGIAS """ "resumo" => "O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA, CONSIDERANDO UM TEMA QUE PODE SER ABORDADO EM UM PREPARATÓRIO ESCOLAR. UMA ANALOGIA É DEFINIDA COMO UMA COMPARAÇÃO ENTRE DOIS CONCEITOS/FENÔMENOS/ASSUNTOS QUE MANTÉM CERTA RELAÇÃO DE SEMELHANÇA ENTRE AMBOS. ALÉM DE FAVORECER O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE UM DOMÍNIO QUE É FAMILIAR AOS ALUNOS E OUTRO QUE LHES É DESCONHECIDO, A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS TENDE A FAVORECER O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DE FÍSICA. A REGIÃO DO MATO GRANDE É A REGIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE COM MENOR IDH. PROFESSORES DO IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA, TENTAM MUDAR ESSA SITUAÇÃO OFERTANDO CURSOS DE EXTENSÃO QUE ATENDAM A DEMANDA LOCAL. O PROENEM TEM COMO OBJETIVO PREPARAR ALUNOS DESSA REGIÃO NOS SABERES EXIGIDO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. UMA VEZ QUE O TEMPO É CURTO E A DEFASAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA VISTOS PELOS PARTICIPANTES É GRANDE, VEMOS NAS ANALOGIAS UMA POSSIBILIDADE DE MELHORIA. PARA ISSO, PENSANDO EM UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO, ESCOLHEMOS PROPOR UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO ANALOGIA ENTRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E O MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME, BASEADO NA METODOLOGIA TEACHING WITH ANALOGIES – TWA. AO FINAL, ESPERAMOS QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDER OS CONTEÚDOS ATRAVÉS DE SUAS SEMELHANÇAS E DE SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ANALOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13393_17092019190920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARDEL FRANCISCO BONFIM CHAGAS" "autor_nome_curto" => "JARDEL BONFIM" "autor_email" => "jardel.bonfim@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS JOÃO CÂMARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }