SILVA, Ivanilza Pereira Da et al.. A contação de histórias da educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58124>. Acesso em: 23/12/2024 04:28
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ATIVIDADE LÚDICA MUITO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS. DADA SUA RELEVÂNCIA, É UM AGENTE IMPORTANTE DE FACILITAR A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE QUE ENSINA, DIVERTE E ESTIMULA A IMAGINAÇÃO, DESPERTANDO NAS CRIANÇAS A VONTADE DE ADENTRAR NO MUNDO DA LITERATURA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS TÉCNICAS DE ENSINO COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NO SEU CORPO TEÓRICO, SE FUNDAMENTA EM ABRAMOVICH (1997), COELHO (1999); ZILBERMAN (2003), ALÉM DOS DOCUMENTOS OFICIAIS: REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI (BRASIL, 1998), DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – DCNEI (BRASIL, 2010) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2016), DENTRE OUTROS. PARA MELHOR ADENTRAR NO CAMPO DA PESQUISA, OPTOU-SE, NESTE ESTUDO, PELA PESQUISA-AÇÃO, POIS A MESMA POSSIBILITA QUE O PESQUISADOR INTERVENHA DENTRO DE UMA PROBLEMÁTICA SOCIAL, ANALISANDO-A E ANUNCIANDO SEU OBJETIVO DE FORMA A MOBILIZAR OS PARTICIPANTES, CONSTRUINDO NOVOS SABERES. AO SE FAZER ESTE ESTUDO SOBRE AS TÉCNICAS DE ENSINO EM RELAÇÃO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EDUCADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PÔDE-SE PERCEBER O QUANTO É POSSÍVEL SE TRABALHAR COM ESTA FERRAMENTA DE ENSINO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA CONTRIBUIU PARA DESPERTAR NA PRÁTICA DOCENTE, ALGUMAS POSSIBILIDADES DE VALORIZAR ATIVIDADES QUE COMPLEMENTEM AS AULAS EXPOSITIVAS PARA AS CRIANÇAS.