ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, QUE TEM
COMO OBJETIVO A ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE
JANEIRO. DESTE MODO, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TRABALHOS ANTERIORES
RELACIONADOS AO TEMA. ESTA PESQUISA INVESTE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2001).
A PESQUISA ENCONTRA-SE EM SUA SEGUNDA FASE EM QUE REALIZA UM LEVANTAMENTO
BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM
EDUCAÇÃO (ANPED) E EM ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC).
FOI POSSÍVEL CONSTATAR UM TOTAL DE 264 TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES
DA ANPED. ESTES TRABALHOS ESTÃO DIVIDIDOS NOS GTS MENCIONADOS ANTERIORMENTE ( GT
03, GT 04 E GT 12). DESSE TOTAL, APENAS UM REFERIA-SE AO PRÉ-VESTIBULAR E AO ENSINO DE
QUÍMICA.
NA QNESC, FORAM ENCONTRADOS 246 RESULTADOS DE TRABALHOS QUE POSSUÍAM COMO
PALAVRA CHAVE ENSINO DE QUÍMICA. A MAIORIA DOS TEXTOS ENCONTRADOS NÃO ABORDAVAM OS
DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA EM SI, MAS SIM, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O TORNÁ-LO
MAIS ACESSÍVEL. SOBRE PRÉ-VESTIBULAR FORAM ENCONTRADOS APENAS 7 (SETE) TEXTOS ONDE
NENHUM DELES POSSUÍA A TRAJETÓRIA DE ALUNOS COMO SEU OBJETO DE ESTUDO, O QUE FEZ COM
QUE NÃO FOSSE CONTEMPLADO NESTE TRABALHO.
SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CARÊNCIA DE TRABALHOS TANTO NA ANPED
QUANTO NA QNESC QUE TRAGAM ASPECTOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM SI E SOBRE O
ACESSO DE CAMADAS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR.