Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E OS PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS.

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, ENSINO DE QUÍMICA, TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59016
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3602
    "inscrito_id" => 4274
    "titulo" => """
      ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E OS\r\n
      PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS.
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, QUE TEM\r\n
      COMO OBJETIVO A ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA\r\n
      PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE\r\n
      JANEIRO. DESTE MODO, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TRABALHOS ANTERIORES\r\n
      RELACIONADOS AO TEMA. ESTA PESQUISA INVESTE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2001).\r\n
      A PESQUISA ENCONTRA-SE EM SUA SEGUNDA FASE EM QUE REALIZA UM LEVANTAMENTO\r\n
      BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM\r\n
      EDUCAÇÃO (ANPED) E EM ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC).\r\n
      FOI POSSÍVEL CONSTATAR UM TOTAL DE 264 TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES\r\n
      DA ANPED. ESTES TRABALHOS ESTÃO DIVIDIDOS NOS GTS MENCIONADOS ANTERIORMENTE ( GT\r\n
      03, GT 04 E GT 12). DESSE TOTAL, APENAS UM REFERIA-SE AO PRÉ-VESTIBULAR E AO ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA.\r\n
      NA QNESC, FORAM ENCONTRADOS 246 RESULTADOS DE TRABALHOS QUE POSSUÍAM COMO\r\n
      PALAVRA CHAVE ENSINO DE QUÍMICA. A MAIORIA DOS TEXTOS ENCONTRADOS NÃO ABORDAVAM OS\r\n
      DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA EM SI, MAS SIM, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O TORNÁ-LO\r\n
      MAIS ACESSÍVEL. SOBRE PRÉ-VESTIBULAR FORAM ENCONTRADOS APENAS 7 (SETE) TEXTOS ONDE\r\n
      NENHUM DELES POSSUÍA A TRAJETÓRIA DE ALUNOS COMO SEU OBJETO DE ESTUDO, O QUE FEZ COM\r\n
      QUE NÃO FOSSE CONTEMPLADO NESTE TRABALHO.\r\n
      SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CARÊNCIA DE TRABALHOS TANTO NA ANPED\r\n
      QUANTO NA QNESC QUE TRAGAM ASPECTOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM SI E SOBRE O\r\n
      ACESSO DE CAMADAS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, ENSINO DE QUÍMICA, TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4274_23092019171150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA ARAUJO LORÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA LORÊDO"
    "autor_email" => "livia.a.loredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDICAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59016
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3602
    "inscrito_id" => 4274
    "titulo" => """
      ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E OS\r\n
      PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: DESAFIOS E TRAJETÓRIAS.
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, QUE TEM\r\n
      COMO OBJETIVO A ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA\r\n
      PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE\r\n
      JANEIRO. DESTE MODO, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TRABALHOS ANTERIORES\r\n
      RELACIONADOS AO TEMA. ESTA PESQUISA INVESTE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2001).\r\n
      A PESQUISA ENCONTRA-SE EM SUA SEGUNDA FASE EM QUE REALIZA UM LEVANTAMENTO\r\n
      BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM\r\n
      EDUCAÇÃO (ANPED) E EM ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC).\r\n
      FOI POSSÍVEL CONSTATAR UM TOTAL DE 264 TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES\r\n
      DA ANPED. ESTES TRABALHOS ESTÃO DIVIDIDOS NOS GTS MENCIONADOS ANTERIORMENTE ( GT\r\n
      03, GT 04 E GT 12). DESSE TOTAL, APENAS UM REFERIA-SE AO PRÉ-VESTIBULAR E AO ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA.\r\n
      NA QNESC, FORAM ENCONTRADOS 246 RESULTADOS DE TRABALHOS QUE POSSUÍAM COMO\r\n
      PALAVRA CHAVE ENSINO DE QUÍMICA. A MAIORIA DOS TEXTOS ENCONTRADOS NÃO ABORDAVAM OS\r\n
      DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA EM SI, MAS SIM, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O TORNÁ-LO\r\n
      MAIS ACESSÍVEL. SOBRE PRÉ-VESTIBULAR FORAM ENCONTRADOS APENAS 7 (SETE) TEXTOS ONDE\r\n
      NENHUM DELES POSSUÍA A TRAJETÓRIA DE ALUNOS COMO SEU OBJETO DE ESTUDO, O QUE FEZ COM\r\n
      QUE NÃO FOSSE CONTEMPLADO NESTE TRABALHO.\r\n
      SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CARÊNCIA DE TRABALHOS TANTO NA ANPED\r\n
      QUANTO NA QNESC QUE TRAGAM ASPECTOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM SI E SOBRE O\r\n
      ACESSO DE CAMADAS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL, ENSINO DE QUÍMICA, TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4274_23092019171150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA ARAUJO LORÊDO"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA LORÊDO"
    "autor_email" => "livia.a.loredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDICAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, QUE TEM COMO OBJETIVO A ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. DESTE MODO, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TRABALHOS ANTERIORES RELACIONADOS AO TEMA. ESTA PESQUISA INVESTE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2001). A PESQUISA ENCONTRA-SE EM SUA SEGUNDA FASE EM QUE REALIZA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E EM ARTIGOS DA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (QNESC). FOI POSSÍVEL CONSTATAR UM TOTAL DE 264 TRABALHOS APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA ANPED. ESTES TRABALHOS ESTÃO DIVIDIDOS NOS GTS MENCIONADOS ANTERIORMENTE ( GT 03, GT 04 E GT 12). DESSE TOTAL, APENAS UM REFERIA-SE AO PRÉ-VESTIBULAR E AO ENSINO DE QUÍMICA. NA QNESC, FORAM ENCONTRADOS 246 RESULTADOS DE TRABALHOS QUE POSSUÍAM COMO PALAVRA CHAVE ENSINO DE QUÍMICA. A MAIORIA DOS TEXTOS ENCONTRADOS NÃO ABORDAVAM OS DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA EM SI, MAS SIM, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O TORNÁ-LO MAIS ACESSÍVEL. SOBRE PRÉ-VESTIBULAR FORAM ENCONTRADOS APENAS 7 (SETE) TEXTOS ONDE NENHUM DELES POSSUÍA A TRAJETÓRIA DE ALUNOS COMO SEU OBJETO DE ESTUDO, O QUE FEZ COM QUE NÃO FOSSE CONTEMPLADO NESTE TRABALHO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CARÊNCIA DE TRABALHOS TANTO NA ANPED QUANTO NA QNESC QUE TRAGAM ASPECTOS SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM SI E SOBRE O ACESSO DE CAMADAS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.