O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA VOLTADA À EXPLORAÇÃO DO RAMO DAS AUDITORIAS PÚBLICAS, CAMPO DA CONTABILIDADE AVANÇADA QUE CONSISTE EM UM CONJUNTO DE PROCESSOS E NORMAS INTERNACIONAIS QUE DISCORREM SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE AUDITORIAS NO SETOR PÚBLICO. VISANDO A DELIMITAÇÃO DO TEMA, A PROPOSTA ESCOLHIDA FOI A DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESCOLARES, CUJAS FISCALIZAÇÕES SÃO REALIZADAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS ESTADUAIS, QUE POSSUEM O INTUITO DE FISCALIZAR A UTILIZAÇÃO DA VERBA PÚBLICA MEDIANTE INVESTIGAÇÃO DE TODA ATIVIDADE CONTÁBIL DO ÓRGÃO PÚBLICO OU DA ENTIDADE FAVORECIDA. O TRABALHO TRAZ TAMBÉM UM BREVE ESTUDO DE CASO SOBRE OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS ESCOLHIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ PARA AVALIAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS MEDIANTE A SUSPEITA DO USO INDEVIDO DE DINHEIRO PÚBLICO.