ESTA PESQUISA PRETENDE DISSERTAR SOBRE ALGUMAS QUESTÕES QUE SE REFEREM À AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFAR) – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS, A PARTIR DA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO, PLANOS DE ENSINO, DIRETRIZES CURRICULARES INSTITUCIONAIS DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO APRESENTAR CONCEPÇÕES TEÓRICAS RELACIONADAS AO TEMA. PRETENDE-SE ANALISAR AS PROPOSTAS DOS DOCENTES RELACIONADAS À AVALIAÇÃO, COM A LEITURA DOS PLANOS DE ENSINO, BEM COMO APRESENTAR ALGUNS CONCEITOS, ALÉM DE SE BUSCAR AS ORIENTAÇÕES LEGAIS PARA A AVALIAÇÃO DO IFFAR A FIM DE COMPREENDER SE A AVALIAÇÃO PROPOSTA IMPACTA NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, TURMAS DE PRIMEIROS ANOS. O PROJETO DE PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO, NO QUAL ESTE ARTIGO TEM ORIGEM, CONSTITUI-SE UMA AÇÃO DO PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO. SERÁ UTILIZADA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A PESQUISA, TENDO COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL DE LEGISLAÇÃO RELACIONADA AO TEMA. COMO APORTE TEÓRICO, FORAM CONSULTADOS AUTORES COMO LUCKESI, HOFFMANN E PERRENOUD PARA BUSCAR CONCEITOS DE DISTINTAS ABORDAGENS AVALIATIVAS. OBSERVA-SE NOS PLANOS DE ENSINO ANALISADOS QUE HÁ CERTA INCONSISTÊNCIA OU DESCONHECIMENTO EM RELAÇÃO ÀS PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO, INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS AVALIATIVOS. AINDA É POSSÍVEL INFERIR QUE PARTE DE ALUNOS EVADEM DA INSTITUIÇÃO POR CONTA DA POSSIBILIDADE DE REPROVAÇÃO OU BAIXO DESEMPENHO NAS NOTAS.