DIALOGANDO COM A GAMIFICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA AVALIATIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59875 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5387 "inscrito_id" => 2177 "titulo" => "DIALOGANDO COM A GAMIFICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA AVALIATIVA" "resumo" => "DIANTE DA GRANDE EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DIGITAL PERMITIU A INCLUSÃO DO QUE SE CHAMA ATUALMENTE DE MOBILE LEARNING – MOBILIDADE MÓVEL AUXILIANDO O PROFESSOR E O ALUNO NOS CONCEITOS E ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONES E TABLETS. ABORDANDO ESSAS CARACTERÍSTICAS SURGE A GAMIFICAÇÃO CUJO OBJETIVO ESTÁ EM UTILIZAR OS ELEMENTOS QUE SE ENCONTRAM NOS JOGOS VIRTUAIS COMO AS REGRAS, ILUSTRAÇÃO, INTERAÇÃO EM GRUPO E A PARTIR DAÍ O ESTUDANTE SER CAPAZ DE PENSAR AS ESTRATÉGIAS E RACIOCÍNIO QUE TERIAM NAQUELE JOGO PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS PROPOSTAS PELO PROFESSOR. DIANTE DISSO, A PESQUISA TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO DE CUNHO QUALITATIVA E QUANTITATIVA SENDO ELA A CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NUMA TURMA DE 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, NA QUAL FOI UTILIZADO O KAHOOT QUE É UMA PLATAFORMA VIRTUAL E GRATUITA BASEADA EM ELEMENTOS DE JOGOS, NA QUAL É POSSÍVEL CRIAR QUESTÕES OU TESTE NA FORMA DE QUIZES COM OBJETIVO DE ATINGIR ALGUMA FINALIDADE TANTO NAS ESCOLAS COMO OUTRAS INSTITUIÇÕES, E SERVIRIA COMO UMA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA. DIANTE DISSO, A PLATAFORMA APRESENTA OS DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O RENDIMENTO E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE FORMA INSTANTÂNEA APÓS O TÉRMINO DA AVALIAÇÃO, E É PERCEPTÍVEL QUE O USO DA GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES PROMOVEM UMA MAIOR INTERAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, JÁ QUE FAZEM COM QUE OS ESTUDANTES SEJAM ATIVOS NO PROCESSO, DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PLATAFORMA KAHOOT, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2177_03102019094236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS VINÍCIUS GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "LUÍS VINÍCIUS" "autor_email" => "vgmelo17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59875 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5387 "inscrito_id" => 2177 "titulo" => "DIALOGANDO COM A GAMIFICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA AVALIATIVA" "resumo" => "DIANTE DA GRANDE EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DIGITAL PERMITIU A INCLUSÃO DO QUE SE CHAMA ATUALMENTE DE MOBILE LEARNING – MOBILIDADE MÓVEL AUXILIANDO O PROFESSOR E O ALUNO NOS CONCEITOS E ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DOS DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS COMO SMARTPHONES E TABLETS. ABORDANDO ESSAS CARACTERÍSTICAS SURGE A GAMIFICAÇÃO CUJO OBJETIVO ESTÁ EM UTILIZAR OS ELEMENTOS QUE SE ENCONTRAM NOS JOGOS VIRTUAIS COMO AS REGRAS, ILUSTRAÇÃO, INTERAÇÃO EM GRUPO E A PARTIR DAÍ O ESTUDANTE SER CAPAZ DE PENSAR AS ESTRATÉGIAS E RACIOCÍNIO QUE TERIAM NAQUELE JOGO PARA RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS PROPOSTAS PELO PROFESSOR. DIANTE DISSO, A PESQUISA TEVE CARÁTER EXPLORATÓRIO DE CUNHO QUALITATIVA E QUANTITATIVA SENDO ELA A CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NUMA TURMA DE 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO, NA QUAL FOI UTILIZADO O KAHOOT QUE É UMA PLATAFORMA VIRTUAL E GRATUITA BASEADA EM ELEMENTOS DE JOGOS, NA QUAL É POSSÍVEL CRIAR QUESTÕES OU TESTE NA FORMA DE QUIZES COM OBJETIVO DE ATINGIR ALGUMA FINALIDADE TANTO NAS ESCOLAS COMO OUTRAS INSTITUIÇÕES, E SERVIRIA COMO UMA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA. DIANTE DISSO, A PLATAFORMA APRESENTA OS DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE O RENDIMENTO E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE FORMA INSTANTÂNEA APÓS O TÉRMINO DA AVALIAÇÃO, E É PERCEPTÍVEL QUE O USO DA GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES PROMOVEM UMA MAIOR INTERAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, JÁ QUE FAZEM COM QUE OS ESTUDANTES SEJAM ATIVOS NO PROCESSO, DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PLATAFORMA KAHOOT, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2177_03102019094236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS VINÍCIUS GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "LUÍS VINÍCIUS" "autor_email" => "vgmelo17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }