O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI VERIFICAR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, A PESQUISA VERIFICOU AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS E OS RECURSOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA DA TURMA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PARTIR DO RELATO DO DOCENTE E DA COORDENAÇÃO. O TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E FAZ UM PARALELO COM OS DADOS COLETADOS NA TURMA PESQUISADA, DE MODO A APRESENTAR OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, OS MATERIAIS UTILIZADOS, ALÉM DA LEITURA E DA ESCRITA. ADEMAIS, A PESQUISA VERIFICOU COMO ACONTECE A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA DA CLASSE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA, JÁ QUE POSSUI CARÁTER SUBJETIVO E FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E A ENTREVISTA ESTRUTURADA. PARA DIALOGAR COM A PESQUISA FORAM ABORDADOS AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY(1999), MORAIS(2012), ALÉM DE SOARES(2004), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTARAM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MISTOS PARA ALFABETIZAR E LETRAR, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS, DA LEITURA E DA ESCRITA. QUANTO À FORMAÇÃO CONTINUADA VERIFICOU-SE QUE É OFERTADA, PRINCIPALMENTE, PELA EDITORA DO MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO, POR INTERESSE PRÓPRIO DO DOCENTE E DE MANEIRA PRECÁRIA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.