O PRESENTE ESTUDO PRETENDE UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA E REFLEXIVA ACERCA DA
APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA VIA DE CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PARA VALORES. ELE TRAZ, PARA TANTO, A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS COGNITIVOS E
METACOGNITIVOS DA APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA
PSICOLOGIA COGNITIVA E CONSTRUTIVISTA E TAMBÉM, AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DO
DESENVOLVIMENTO MORAL, SENDO QUE AMBAS CONVERGEM NA AFIRMAÇÃO DO PAPEL DA ESCOLA
NA EDUCAÇÃO MORAL E PARA OS VALORES, CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO BUSCA A FORMAÇÃO
INTEGRAL DO SER HUMANO E SUA VIDA EM SOCIEDADE. O RESGATE DOS PRESSUPOSTOS DE PIAGET E
KOHLBERG NOS LEVAM A PENSAR QUE, NESTE SENTIDO, OS MEIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO OS
FINS, POIS, UMA EDUCAÇÃO MORAL NÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COAÇÃO OU DOUTRINAÇÃO, MAS DA
COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA
DOS MESMOS. DESTA FORMA, A INVESTIGAÇÃO CONCLUI QUE A PARTIR DESTAS PERSPECTIVAS
TEÓRICAS E DAS PESQUISAS CONSULTADAS ACERCA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA VALORES,
ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE OS INSTRUMENTOS MAIS ADEQUADOS PARA PROMOVER A
EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA SÃO AQUELES QUE TÊM SUAS BASES ASSENTADAS NAS
APRENDIZAGENS ATIVAS E NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E A DISCUSSÃO DE DILEMAS ENTRE PARES
PARECE ESPECIALMENTE ADEQUADA.
PALAVRAS – CHAVE: EDUCAÇÃO PARA