FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60615 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1249 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?" "resumo" => "O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO INTEGRADO, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID893_14102019150314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VÂNIA GOMES" "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60615 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1249 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DE QUEM É A CULPA?" "resumo" => "O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO INTEGRADO, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID893_14102019150314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VÂNIA GOMES" "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }