O FRACASSO ESCOLAR TEM SE TORNADO UMA REALIDADE NAS TURMAS INGRESSANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO. DIANTE DE TAL FATO, TORNAM-SE NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE BUSQUEM INICIAR UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, ALÉM DE BUSCAR CONHECER QUAIS SÃO OS AGENTES RESPONSÁVEIS POR ESSE FRACASSO. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MÉDIO EM AGROPECUÁRIA E FAZER UMA RELAÇÃO COM O SEU DESEMPENHO AO TÉRMINO DO PRIMEIRO ANO LETIVO. UTILIZANDO-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E DE ENTREVISTAS, BUSCOU-SE ENTENDER QUAIS FATORES FORAM DETERMINANTES, OU AO MENOS, INFLUENCIARAM NOS POSSÍVEIS INSUCESSOS DOS ALUNOS, PODENDO ASSIM, ENCONTRAR MEIOS DE EVITAR QUE ESSE PROBLEMA CONTINUE A SE REPETIR. COM ESSA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EXISTEM NA INSTITUIÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO E QUE ISSO SE DEVE A VÁRIOS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NESTA PROBLEMÁTICA. E AINDA, QUE FATORES NEGATIVOS MUITO RECORRENTES NESSE PROCESSO SERIAM A FALTA DE ROTINA DE ESTUDOS DOS ALUNOS E A MÁ ALIMENTAÇÃO A QUE ALGUNS ESTÃO SUJEITOS. GREVES, PARALISAÇÕES E CONSTANTES MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E NO QUADRO DOCENTE TAMBÉM TRAZEM PREJUÍZOS AO APRENDIZADO. VERIFICA-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS COM O OLHAR MAIS HUMANO TAL COMO ESTREITAR A RELAÇÃO COM OS PAIS, ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO E DA FREQUÊNCIA DOS ALUNOS DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO, REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS E A BUSCA POR CONHECER SUA REALIDADE CONTRIBUI PARA SUA MOTIVAÇÃO, FAZENDO COM QUE ELES SE DEDIQUEM MAIS AOS ESTUDOS.