AS VÍDEO-AULAS ESTÃO SENDO UTILIZADOS COMO METODOLOGIAS.O PRESENTE ESTUDO PARTE DA DISCIPLINA DE MÍDIAS EDUCACIONAIS, TRAZENDO COMO PROPOSTA, A ELABORAÇÃO DE UMA VÍDEO-AULA COM OBJETIVO DE AUXILIAR A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA DECORRE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM REFERENCIAL TEÓRICO, BASEADOS NOS ESTUDOS DE LEPIENSKI & PINHO (2018), CARVALHO & GONÇALVES (2000), BASTOS ET AL (2015), REZENDE & STRUCHINER (2009), RIBEIRO ET AL; E MORAN (1995), COMO TAMBÉM EM PESQUISAS PELO SITE DA CAPES E GOOGLE ACADÊMICO, NO QUAL FIZEMOS O LEVANTAMENTO DO USO DAS VÍDEO-AULAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM, A BUSCA FOI FEITA OBSERVANDO OS TRABALHOS DISPONÍVEIS NAS REVISTAS ENSAIO, ALEXANDRIA: REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SBENBIO. POSTERIORMENTE, PRODUZIMOS A VÍDEO AULA, NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ESPECIFICAMENTE NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO (IFRN-CAMPUS MACAU). OS ESTUDOS ENCONTRADOS DEMONSTRAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA PODE SIM, SER TRABALHADA EM SALA DE AULA COMO NORTEADORA PARA AULAS DOS PROFESSORES. CONSIDERA-SE. O OBJETIVO DE ELABORAR UMA VÍDEO-AULA NO COMPONENTE CURRICULAR, MÍDIAS EDUCACIONAIS FOI CUMPRIDO (DISPONÍVEL NO ANEXO I), DISPONIBILIZADO AOS PROFESSORES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS COMO EXEMPLO O YOU TUBE. DESTA FORMA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA RÁPIDA OS MESMOS PODERÃO SE UTILIZAR DESSA MÍDIA. A ELABORAÇÃO DA VÍDEO-AULA DEVE SER MAIS UTILIZADA PELOS PROFESSORES EM GERAL, COMO VIMOS ESTUDOS NOS ENCONTRADOS, ELAS PROPORCIONAM AOS ALUNOS UMA INTERATIVIDADE MAIOR COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA.