Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARADESENVOLVER A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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      ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO\r\n
      METODOLOGIA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DOCUMENTAL DE 18 PRODUÇÕES CIENTIFICAS DE QUATRO PERIÓDICOS\r\n
      DISPONIBILIZADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL\r\n
      SUPERIOR (CAPES) OS QUAIS FORAM AVALIADOS COM QUALIS A1, A2, B1 E B2, E TAMBÉM DOS ANAIS DO\r\n
      SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SINECT) TENDO COMO RECORTE TEMPORAL O\r\n
      PERÍODO DE 2013 A 2018, HOUVE TAMBÉM UMA CATEGORIZAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO\r\n
      (BARDIN, 2011) NO QUAL FORAM ANALISADOS OS TRABALHOS PARA PERCEBER APROXIMAÇÕES DAS METODOLOGIAS\r\n
      ATIVAS COM A INTERDISCIPLINARIDADE. COMO RESULTADOS, PODEMOS DESTACAR QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS\r\n
      CONTRIBUEM PARA CRIAR CONDIÇÕES QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE, POIS\r\n
      PROPORCIONAM AOS DISCENTES SITUAÇÕES QUE PERMITAM A VIVÊNCIA E BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DO\r\n
      CONHECIMENTO POR MEIO DO PROCESSO DE DIÁLOGO, INTELECTUALMENTE ESTRUTURADO, ENTRE OS MESMOS E ENTRE\r\n
      AS ÁREAS DO SABER. NO ENTANTO, APESAR DE SUA INEGÁVEL IMPORTÂNCIA, A INTERDISCIPLINARIDADE AINDA É\r\n
      RETÓRICA E NÃO ACONTECE, EFETIVAMENTE, COMO AÇÃO PEDAGÓGICA E ESSA REALIDADE PRECISA SER TRANSFORMADA\r\n
      E PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM AUMENTO DE PESQUISAS CIENTIFICAS QUE COLOQUEM O\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DOCUMENTAL DE 18 PRODUÇÕES CIENTIFICAS DE QUATRO PERIÓDICOS DISPONIBILIZADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) OS QUAIS FORAM AVALIADOS COM QUALIS A1, A2, B1 E B2, E TAMBÉM DOS ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SINECT) TENDO COMO RECORTE TEMPORAL O PERÍODO DE 2013 A 2018, HOUVE TAMBÉM UMA CATEGORIZAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011) NO QUAL FORAM ANALISADOS OS TRABALHOS PARA PERCEBER APROXIMAÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS COM A INTERDISCIPLINARIDADE. COMO RESULTADOS, PODEMOS DESTACAR QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA CRIAR CONDIÇÕES QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE, POIS PROPORCIONAM AOS DISCENTES SITUAÇÕES QUE PERMITAM A VIVÊNCIA E BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DO PROCESSO DE DIÁLOGO, INTELECTUALMENTE ESTRUTURADO, ENTRE OS MESMOS E ENTRE AS ÁREAS DO SABER. NO ENTANTO, APESAR DE SUA INEGÁVEL IMPORTÂNCIA, A INTERDISCIPLINARIDADE AINDA É RETÓRICA E NÃO ACONTECE, EFETIVAMENTE, COMO AÇÃO PEDAGÓGICA E ESSA REALIDADE PRECISA SER TRANSFORMADA E PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM AUMENTO DE PESQUISAS CIENTIFICAS QUE COLOQUEM O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE COMO O FOCO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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