O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DAS METODOLOGIAS
ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO
METODOLOGIA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DOCUMENTAL DE 18 PRODUÇÕES CIENTIFICAS DE QUATRO PERIÓDICOS
DISPONIBILIZADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL
SUPERIOR (CAPES) OS QUAIS FORAM AVALIADOS COM QUALIS A1, A2, B1 E B2, E TAMBÉM DOS ANAIS DO
SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SINECT) TENDO COMO RECORTE TEMPORAL O
PERÍODO DE 2013 A 2018, HOUVE TAMBÉM UMA CATEGORIZAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO
(BARDIN, 2011) NO QUAL FORAM ANALISADOS OS TRABALHOS PARA PERCEBER APROXIMAÇÕES DAS METODOLOGIAS
ATIVAS COM A INTERDISCIPLINARIDADE. COMO RESULTADOS, PODEMOS DESTACAR QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS
CONTRIBUEM PARA CRIAR CONDIÇÕES QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE, POIS
PROPORCIONAM AOS DISCENTES SITUAÇÕES QUE PERMITAM A VIVÊNCIA E BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO POR MEIO DO PROCESSO DE DIÁLOGO, INTELECTUALMENTE ESTRUTURADO, ENTRE OS MESMOS E ENTRE
AS ÁREAS DO SABER. NO ENTANTO, APESAR DE SUA INEGÁVEL IMPORTÂNCIA, A INTERDISCIPLINARIDADE AINDA É
RETÓRICA E NÃO ACONTECE, EFETIVAMENTE, COMO AÇÃO PEDAGÓGICA E ESSA REALIDADE PRECISA SER TRANSFORMADA
E PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM AUMENTO DE PESQUISAS CIENTIFICAS QUE COLOQUEM O
DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE COMO O FOCO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.