O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE REFLETIR SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR MATEMÁTICO NA BUSCA POR UM ESTREITAMENTO DE RELAÇÕES ENTRE ALUNOS E MATEMÁTICA. A PARTIR DA ANÁLISE DE VÁRIOS TRABALHOS, ENTRE ELES O DE D’AMBRÓSIO 2013, E ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO PIAUÍ BUSCOU-SE CONHECER AS CAUSAS DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA E O QUE OS LEVA A TEREM DIFICULDADE NA DISCIPLINA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS DE VÁRIOS AUTORES E DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DAS ENTREVISTAS, COM 4 PERGUNTAS ABERTAS E 4 PERGUNTAS FECHADAS, FOI POSSÍVEL CONHECER MELHOR O PAPEL DO PROFESSOR COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, FORTALECENDO A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E MATEMÁTICA, DEGASTADA PELO USO DE METODOLOGIAS FALHAS, DE ASSUNTOS DESPROVIDOS DE UMA ADEQUADA RELAÇÃO COM O COTIDIANO E PELA FALTA DE ATIVIDADES QUE LEVEM O ALUNOS A AUMENTAREM A SUA CRIATIVIDADE E DESPERTAREM INTERESSE PELO ESTUDO DA MATEMÁTICA.