O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UM ESTUDO SOBRE O NEOLIBERALISMO E OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE. A FORMA COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS VÊM SE ORGANIZANDO A PARTIR DO ADVENTO DO NEOLIBERALISMO APONTAM PARA UMA CRESCENTE NEGAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS À POPULAÇÃO, DENTRE ESTES A EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, O PROPALADO AFASTAMENTO DO ESTADO DA REGULAÇÃO SOCIAL TRAZ IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA, A QUAL TEM O SEU DIREITO DE ACESSO AO CONHECIMENTO PREJUDICADO ATRAVÉS DO DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DENTRE OUTROS DIREITOS. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA ONDE FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE RECAIU SOBRE OBRAS DE AUTORES QUE DISCUTEM A REALIDADE SOCIAL NESSE CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS, BEM COMO OS REBATIMENTOS QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PRODUZEM NA EDUCAÇÃO, TRADUZINDO-SE EM IMPACTOS NA AÇÃO DOCENTE E NO ATENDIMENTO DA PRÓPRIA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. CONSIDERAMOS QUE NESSE CENÁRIO A COMPREENSÃO DE QUE A LUTA POLÍTICA PELA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE, UMA VEZ QUE A MESMA SE ENCONTRA EM DISPUTA E QUE ELA PRECISA TER AS CONDIÇÕES PARA REALIZAR SUA FUNÇÃO PRIMORDIAL – HUMANIZAR.