ESTE ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORRE O PROCESSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UMA TURMA DO I PERÍODO (PRÉ-ESCOLA) DE UM CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. A PESQUISA OCORREU NO PERÍODO DE 14 DE ABRIL A 22 DE MAIO DE 2018, ETAPA DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ/UFAM. UTILIZOU-SE NESTE ESTUDO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. A PESQUISA FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDO DE COLOMER (2013), ABRAMOVICH (1997), COELHO (2000), DOHME (2013), FARIAS E MELLO (2009). O ESTUDO REALIZADO EVIDENCIOU QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL REPRESENTA UMA FONTE SIGNIFICATIVA PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, E DESTACA - SE A NECESSIDADE DOS PROFESSORES CONHECEREM AS TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.