O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS REGISTROS DE ANALISES DE OBSERVAÇÃO REALIZADOS POR SUAS AUTORAS, ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE, NAS ESCOLAS E.E.F.M. JOSÉ WALDEMAR DE ALCÂNTARA E SILVA, E.M.E.I.F. GUSTAVO BARROSO E E.E.M.T.I. PADRE GUILHERME WAESSEN, NA SITUAÇÃO DE RESIDENTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, IMPLANTADO NAS REFERIDAS INSTITUIÇÕES POR MEIO DO EDITAL N° 4/2018 PRP/CAPES/PROEN/IFCE FORTALEZA. A PESQUISA TEM O CARÁTER QUALITATIVO E ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, COM COLETA DE DADOS DE ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO E LEITURA DE RELATÓRIOS DAS EQUIPES ENVOLVIDAS. TRATA-SE AINDA DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, TENDO EM VISTA QUE O PROGRAMA ESTÁ NA SUA FASE FINAL, ENTRETANTO, A AVERIGUAÇÃO CONSTATOU A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O INCENTIVO DE AÇÕES QUE PROPICIEM NOVAS PESQUISAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO EDUCACIONAL.