ESTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO ACERCA DAS DEMONSTRAÇÕES DE PROPRIEDADES ALGÉBRICAS, COM BASE NA ANÁLISE DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E DOS PARÂMETROS CURRICULARES DE PERNAMBUCO, BEM COMO EM UMA PESQUISA FEITA COM 30 DISCENTES INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE PERNAMBUCO. O PROCEDIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DESTE TRABALHO, ALICERÇADO EM PRINCÍPIOS DA INVESTIGAÇÃO QUANTI-QUALITATIVA E COLABORATIVA, FOI SEPARADO EM TRÊS FASES: (I) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; (II) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO; (III) ENTREVISTAS DE ESCLARECIMENTOS. PROPOMO-NOS A DISCUTIR, REFLETIR E PROBLEMATIZAR AMPLAMENTE SOBRE OS ENTRAVES DA PRESENÇA OU DA AUSÊNCIA DO ENSINO DAS DEMONSTRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E, POSTERIORMENTE, SOBRE OS IMPACTOS DESSE FATO NA FORMAÇÃO INICIAL DO (FUTURO) DOCENTE QUE ENSINA MATEMÁTICA E NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. ALÉM DISSO, ADMITINDO A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA DE DEMONSTRAR CONJECTURAS MATEMÁTICAS, IREMOS JUNTOS DEBATER E PENSAR EM MECANISMOS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPETÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS, VISANDO QUE ELES SE APROPRIEM, DE FATO, DA MATEMÁTICA ABSTRATA. TOMAMOS COMO FUNDAMENTAÇÃO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA O ESTABELECIMENTO DAS OBSERVAÇÕES E DOS APONTAMENTOS SOBRE OS RESULTADOS DESTA PESQUISA. MEDIANTE O QUESTIONÁRIO APLICADO COM OS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE MATEMÁTICA, OBSERVOU-SE QUE QUASE A TOTALIDADE DOS ALUNOS (28, DE 30) JULGA SER FUNDAMENTAL JUSTIFICAR AS PROPRIEDADES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DAS SUAS DEMONSTRAÇÕES NA EB, ENQUANTO OS OUTROS 2 ALUNOS NÃO CONSIDERAM PERTINENTE. ADEMAIS, TODOS CONSEGUIRAM DEFINIR – AINDA QUE EQUIVOCADAMENTE – O CONCEITO DE DEMONSTRAÇÃO. ELUCIDAMOS, POR FIM, A NECESSIDADE DE NOVOS PERCURSOS NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.