NESTE ARTIGO FAZEMOS UMA ABORDAGEM SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL SEGUNDO PESQUISAS DE AUTORES COMO: BANDEIRA (2009), LORENZATO (2006) DENTRE OUTROS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É ANALISAR O POTENCIAL DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL SOB O PONTO DE VISTA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, E PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM REALIZADOS DOIS ENCONTROS DISTINTOS. PARA COLETA DE DADOS, FORAM APLICADOS TRÊS QUESTIONÁRIOS, COM OS GRADUANDOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL. FICOU CONSTATADO QUE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL FAVORECE A VISUALIZAÇÃO ESPACIAL, LEVANDO OS ALUNOS A RESOLVEREM AS QUESTÕES PROPOSTAS DE MANEIRA MAIS RÁPIDA E DINÂMICA.