HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO – UMA PERSPECTIVA FORMADORA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60708 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13784 "titulo" => "HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO – UMA PERSPECTIVA FORMADORA" "resumo" => "A SUBJETIVIDADE HUMANA FOI, POR MUITO TEMPO NA HISTÓRIA, DESCONSIDERADA QUANDO A TÔNICA ERA O FAZER CIENTÍFICO. AS HISTÓRIAS DE VIDA NÃO REVELAVAM NADA ALÉM DE ACONTECIMENTOS, E ESTES, POR SUA VEZ, NÃO ERAM COMPREENDIDOS EM SUA AMPLITUDE, E ASSIM SENDO, ATRIBUIR UMA QUALIDADE EPISTEMOLÓGICA AO SUJEITO ENQUANTO UM SER QUE VIVE E PRODUZ CONHECIMENTO NÃO ERA POSSÍVEL, NÃO TINHA BASE E NEM RIGOR CIENTÍFICO. A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE MATERIALIZA NA TENTATIVA DE SUPERAR TAL VIÉS POSITIVISTA, OBJETIVANDO ELUCIDAR O MÉTODO BIOGRÁFICO COMO UMA PROPOSTA/ABORDAGEM QUE SUGERE PROCESSOS FECUNDOS DE FORMAÇÃO E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR ELEMENTOS NO TRABALHO COM HISTÓRIAS DE VIDA QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DO HOMEM COMO UM SUJEITO PLURAL E DE LIGAÇÕES VARIADAS COM O MUNDO. PARA FUNDAMENTAR O ESTUDO SERÃO APRESENTADOS COMO BASE EPISTEMOLÓGICA FREIRE (1967, 1996, 2001), PASSEGGI (2008A, 2008B), SOUZA (2008, 2011), NÓVOA (2007, 2008, 2010), NÓVOA & FINGER (2010), JOSSO (2010) QUE COMPÕEM UMA EQUIPE DE ESCRITORES TRANSGRESSORES. O EXERCÍCIO DE PESQUISA E TRABALHO DA TEMÁTICA EVIDENCIOU A DESCOBERTA E O APROFUNDAMENTO DE ALGUMAS QUESTÕES, DESTA FORMA, VERIFICA-SE QUE O MÉTODO BIOGRÁFICO, O TRABALHO DE ESTUDO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA, INSTRUMENTALIZA O SUJEITO, PSICOSSOMÁTICO POR SUA VEZ, A PERCEBER-SE NO MUNDO COMO UM SUJEITO DIALÉTICO QUE COMPREENDE, INTERPRETA E TRANSFORMA SUA REALIDADE DE UMA MANEIRA MAIS CONSCIENTE, POR MEIO DE UM PROCESSO NARRATIVO QUE O FAZ AUTOR, CONDUTOR E TRANSFORMADOR DA SUA HISTÓRIA, A PARTIR DE UMA PRÁXIS DO DOMÍNIO DE SI PRÓPRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS DE VIDA, MÉTODO BIOGRÁFICO, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13784_24092019005833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERBET DANTAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GERBET DANTAS" "autor_email" => "gerbetdantas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60708 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13784 "titulo" => "HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO – UMA PERSPECTIVA FORMADORA" "resumo" => "A SUBJETIVIDADE HUMANA FOI, POR MUITO TEMPO NA HISTÓRIA, DESCONSIDERADA QUANDO A TÔNICA ERA O FAZER CIENTÍFICO. AS HISTÓRIAS DE VIDA NÃO REVELAVAM NADA ALÉM DE ACONTECIMENTOS, E ESTES, POR SUA VEZ, NÃO ERAM COMPREENDIDOS EM SUA AMPLITUDE, E ASSIM SENDO, ATRIBUIR UMA QUALIDADE EPISTEMOLÓGICA AO SUJEITO ENQUANTO UM SER QUE VIVE E PRODUZ CONHECIMENTO NÃO ERA POSSÍVEL, NÃO TINHA BASE E NEM RIGOR CIENTÍFICO. A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE MATERIALIZA NA TENTATIVA DE SUPERAR TAL VIÉS POSITIVISTA, OBJETIVANDO ELUCIDAR O MÉTODO BIOGRÁFICO COMO UMA PROPOSTA/ABORDAGEM QUE SUGERE PROCESSOS FECUNDOS DE FORMAÇÃO E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR ELEMENTOS NO TRABALHO COM HISTÓRIAS DE VIDA QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DO HOMEM COMO UM SUJEITO PLURAL E DE LIGAÇÕES VARIADAS COM O MUNDO. PARA FUNDAMENTAR O ESTUDO SERÃO APRESENTADOS COMO BASE EPISTEMOLÓGICA FREIRE (1967, 1996, 2001), PASSEGGI (2008A, 2008B), SOUZA (2008, 2011), NÓVOA (2007, 2008, 2010), NÓVOA & FINGER (2010), JOSSO (2010) QUE COMPÕEM UMA EQUIPE DE ESCRITORES TRANSGRESSORES. O EXERCÍCIO DE PESQUISA E TRABALHO DA TEMÁTICA EVIDENCIOU A DESCOBERTA E O APROFUNDAMENTO DE ALGUMAS QUESTÕES, DESTA FORMA, VERIFICA-SE QUE O MÉTODO BIOGRÁFICO, O TRABALHO DE ESTUDO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA, INSTRUMENTALIZA O SUJEITO, PSICOSSOMÁTICO POR SUA VEZ, A PERCEBER-SE NO MUNDO COMO UM SUJEITO DIALÉTICO QUE COMPREENDE, INTERPRETA E TRANSFORMA SUA REALIDADE DE UMA MANEIRA MAIS CONSCIENTE, POR MEIO DE UM PROCESSO NARRATIVO QUE O FAZ AUTOR, CONDUTOR E TRANSFORMADOR DA SUA HISTÓRIA, A PARTIR DE UMA PRÁXIS DO DOMÍNIO DE SI PRÓPRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "HISTÓRIAS DE VIDA, MÉTODO BIOGRÁFICO, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID13784_24092019005833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERBET DANTAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GERBET DANTAS" "autor_email" => "gerbetdantas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }