O ARTIGO TRATA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA NO TERCEIRO SEMESTRE DE 2019 NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA NO RAMO DA PRÁTICA EDUCATIVA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PELA ALUNA DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) QUE APRESENTA COMO POSSIBILIDADE ASSOCIAR OS JOGOS NO COTIDIANO EDUCACIONAL, DE ACORDO COM AS ABORDAGENS DE LEV VYGOTSKY. VERIFICANDO ÁS SUAS IDEIAS E PRÁTICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, NESSE SENTIDO, TENDO COMO OBJETIVO DESSE TRABALHO, CONHECER AS ABORDAGENS TEÓRICAS DOS PROFESSORES NA SUA PRÁTICA ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EM SALA DE AULA, JÁ QUE CONSISTE EM ALGO NOVO, ONDE A MAIORIA NÃO TEM ACESSO, MAS QUE É NECESSÁRIO NO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL E COGNITIVO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. MOSTRANDO PONTOS POSITIVOS E EFICAZES PARA A EDUCAÇÃO, FOCANDO ASSIM, NO AVANÇO DE COMUNICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO E A CRIATIVIDADE.